Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Pronome adjectivo

Uma vez que o pronome é palavra que substitui o nome, ou lhe evita a repetição, como entender o pronome adjetivo, uma vez que este acompanha o substantivo e lhe dá qualidade e não o substitui?

Júlio Donato Bettencourt Leça Brasil 5K

Na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, define-se pronome como “palavra que às vezes substitui o nome e em geral o dá a conhecer por uma simples indicação ou referência”. E acrescenta-se: “O pronome nem sempre substitui o nome; às vezes, quando tem função e valor de adjectivo, determina-o apenas; mas dá-o sempre a conhecer por meio de uma indicação ou referência.”
Repare-se que a palavra pronome provém do latim pronomen, palavra esta formada pelo substantivo nomen (nome) e o prefixo pro-. Esse prefixo pode significar: que precede, que está em presença, que torna público, dá publicidade, que indica, que se substitui a.
A designação adequada é, pois, a de pronome, à qual certas gramáticas acrescentam o termo “adjectivo”, quando pretendem especificar que ele está a acompanhar o substantivo e de alguma forma o caracteriza, o modifica, como se fosse um adjectivo.

 

Maria Regina Rocha