Baleias / substantivo colectivo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Baleias / substantivo colectivo

   Qual o substantivo colectivo para baleias? E cetáceos em geral?
   Li a vossa resposta para golfinhos que não me convence – nem cardume nem grupo social. Não haverá outra?

Nela P. Gomes Portugal 10K

   Tenho aqui um livro com 234 substantivos colectivos, mas não menciona nenhum para colectivo de baleias nem de cetáceos. Por isso, julgo que não há. E compreende-se que não haja, porque também não há – não conheço – colectivos de sardinhas, carapaus, pescadas, etc. Nem é preciso porque temos o colectivo de peixes: cardume. Por isso, dizemos cardume de sardinhas, de carapaus, de bacalhaus.
   É certo que a baleia não é um peixe, mas um cetáceo. É, pois, um mamífero que, à nossa vista, se comporta como um peixe. Por isso, podemos dizer «um cardume de baleias, de cetáceos».
   Temos, também, o sufixo -ada com que, sempre que necessário, formamos colectivos. Alguns exemplos conhecidos: passarinhada (em vez de bando), boiada, e muitos mais. Como a nossa língua tem esta facilidade, podemos inventar o vocábulo baleiada.

 

José Neves Henriques