Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Manuela Terrasêca Professora Portugal 4K

Preciso de escrever um texto onde falo de modos de pensar a educação centrados na escola. Já tenho ouvido falar de concepções "escolocêntricas", mas agora que preciso de escrever o termo, que é um neologismo, não sei se a formação da palavra se faz optando pela forma "escolocêntrica" ou escolacêntrica".

Será que me poderiam ajudar?

Tenho alguma urgência na resposta, por isso aguardo ansiosa o vosso esclarecimento.

Desde já, fico muito agradecida.

Emmanuel Ntembe Angola 4K

Li no extinto jornal português "O Diário", por volta dos anos 80, uma notícia relacionada com o "Tribunal de Língua Portuguesa".
Segundo "O Diário", as autoridades portuguesas tencionavam criar um tal "Tribunal" com o objectivo de julgar, por exemplo, queixas relacionadas com o mau uso da Língua de Camões.
A citada instituição chegou a ser criada?

José Alberto Portugal 48K

Qual o plural de escrivão?

Ana Oliveira Portugal 7K

Não sei o que é um pseudónimo? Vai haver um concurso literário e queria-me inscrever! Mas não entendo, quando eles dizem que posso mandar mais do que um trabalho, mas tem que ter um pseudónimo diferente cada um! Podiam-me ajudar? Obrigada!

Eliseu Botelho Jornalista Angola 7K

Um bom dia para a equipa do Ciberdúvidas da língua portuguesa.
Sou angolano e jornalista da TPA.
Gostaria de saber: diz-se chefe de estado angolano ou chefe do estado angolano? Quando é que devemos utilizar as preposições em, de, por, no e tantas outras numa frase?
Enviem-me exemplos.

Maria Lais Pestana Diretora de escola São Paulo, Brasil 5K

Mais uma vez recorro a seus serviços.
Está certo dizer que alguém preferia a saia branco puro? Ou seria branca pura?

Ana Reis Portugal 8K

Depois desta dúvida: se é no ou em Alvor, praia do ou de Alvor, gostava de saber se existe alguma lei na língua portuguesa que regule estas questões.
Obrigada.

Mário Rui Belo Ferreira Portugal 67K

Também tive esta dúvida, mas continuo a utilizar a palavra massivo, não no sentido de ser cópia do francês massif, mas porque tem a ver com massa, com ser compacto e denso.

Afluência «massiva» de pessoas = afluência «em massa». Por isso, tenho dificuldade em aceitar maciço como sinónimo de «massivo»: são termos que exprimem coisas diferentes. Quando muito, massivo pode ser uma adopção da forma usada em língua inglesa, em que massive sugere a mesma ideia.

Obrigado.

Neide Domingues Brasil 14K

Quero saber se palavras como subsistência e subsídio podem ser pronunciadas com o fonema /s/. Se houver esta pronúncia, como justificá-la?

José Costa Portugal 3K

Divido-me entre a docência e o jornalismo e encontro, por vezes, diferentes designações para um mesmo gentílico.

No caso dos habitantes da Maia, a forma que me parece mais consensual é "maiatos". No entanto, vi no dicionário da Academia das Ciências "maianos" e houve mesmo quem me confidenciasse já ter encontrado o registo "maienses".

As três formas existem? Se sim, poderão até carregar conotações diversas?

Desde já agradeço o auxílio que possam prestar-me.