Gostaria de saber se o uso da próclise em "Paulo, me disse o professor, vai passar" é lícito. (um professor me disse que na língua culta é preferível usar a próclise à ênclise.)
Grato.
Em "todos gostariam de fazer muitas atividades..." é possível considerar dois períodos (O. P. e O. Sub. Subs. O. D.) ou apenas um, tendo "gostar de fazer" como locução verbal?
Vivo em Cabo Verde. Trabalho numa empresa que faz sondagens e estudos de mercado e por isso trabalho muito com questionários. Assim gostaria de saber qual é a forma mais correcta de começar uma pergunta do tipo:
Em sua opinião...
Na sua opinião...
Obrigado.
Gostaria de saber a origem da palavra cirsóide e qual o seu significado original.
Muito obrigado.
«Sabes isso porque é que é?»
A minha dúvida é se esta frase está correcta, ou se correcta será «sabes porque é que isso é?»
Ou até se estão a duas correctas.
Gostaria de saber se podemos, ao fazer referência à cor de um vestido, usar a expressão em rosa: Trajava um belíssimo vestido em rosa.
Obrigada.
Está certo assim:
«Net shop tem tudo de que você precisa... »
Ou assim:
«Net shop tem tudo que você precisa...»
Ou outra opção?
"O fato de nações como Espanha, França e Inglaterra, que apesar de estarem em um estágio de desenvolvimento tecnológico superior a Portugal, naquele momento histórico, não terem sido capazes de solucionar seus problemas políticos."
Na verdade, não tenho dúvidas quanto à elaboração da frase, mas sim em sua interpretação.
Gostaria de saber, por exemplo, o sentido da conjunção "apesar" na frase; se o verbo "estarem" coloca essa primeira parte da frase (... superior a Portugal) no tempo presente ou pretérito; se o trecho "naquele momento histórico" se refere ao início ou ao final da frase e se essa frase "destrinchada" conservando o mesmo sentido poderia ser:
"Apesar de estarem em um estágio de desenvolvimento tecnológico superior a Portugal, naquele momento histórico, as regiões Espanha, França e Inglaterra não foram capazes de solucionar seus problemas políticos."
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações