As sugestões que apresenta como alternativa ao termo matriz são ambas legítimas. De facto uma matriz não é mais do que uma tabela ou um quadro de números. Porém, na matemática, como em outras disciplinas, os termos enraízam-se, colam-se às páginas dos livros, tornam-se muletas do pensamento.E é tão difícil mudar velhos hábitos!
Mas também é legítimo perguntar: porquê? Porque se haveria de mudar? Matriz, parece-me, serve bem e nem é uma palavra feia. Pode-se explicar o conceito de matriz de várias formas, como tabela de números ou como uma notação simplificada para sistemas de equações, mas não há necessidade de mudar as palavras que toda a gente usa e conhece.
Vem a propósito mencionar a resposta dada por Maria Regina Rocha sobre a tradução de 'array'. Gostava de referir que, ao contrário do que o prezado consulente aí afirma, em matemática existe o termo 'tensor' para matrizes de números arranjados em quatro ou mais dimensões.
Quanto à tradução de 'array', concordo com o que diz Maria Regina Rocha. Apesar de em inglês ter originalmente um sentido unidimensional, usa-se para outras dimensões indiscriminadamente. Se quiser denotar o carácter unidimensional dos seus objectos, poderá usar 'lista' ou 'vector'.
Finalmente, queria notar que o termo 'arranjo' aí proposto pelo consulente tem já um significado especial no campo da combinatória. Pode ser que em certos casos seja isto que se queira representar - estou a pensar em aplicações nas linguagens de programação -, mas em geral não, e para um termo que se quer genérico não será a melhor escolha.