Um milhão de - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Um milhão de
Habitualmente, dizemos um milhão de alunos, tal como também dizemos duzentos mil alunos.
Se reunirmos os dois números, deveremos dizer um milhão e duzentos mil de alunos (utilizando o artigo partitivo) ou um milhão e duzentos mil alunos?
Do mesmo modo, deveremos dizer "Dos cerca de um milhão e duzentos mil (de) alunos portugueses..." ou "Do cerca de um milhão e duzentos mil (de) alunos portugueses..."?
Ana Isabel Vaz de Araújo Portugal 3K
É costume usar a preposição de em numerais, como dezena de, centena de, milhão de (funcionando milhão como colectivo/coletivo). Mas não é costume usá-la nos cardinais (ex.: duzentos mil alunos).
Assim, eu escrevo, por exemplo: `um milhão e duzentos mil alunos prestaram provas´. Mas se esta quantidade for uma parte de um todo, já escreveria: `um milhão e duzentos mil de toda a população escolar´.
`Cerca de´ é uma locução prepositiva.
Ao seu dispor,

D´ Silvas Filho