José Neves Henriques, em 29/4/98, respondendo a uma dúvida ("XX.ª Conferência") de um consulente, disse: "Devemos escrever XX.ª Conferência, porque temos aqui um numeral ordinal: vigésima. Se escrevermos XX Conferência, leremos vinte conferência, porque estamos em presença dum numeral cardinal. Mas podemos escrever Conferência XX, isto é, conferência número vinte, igualmente numeral cardinal."
É por essa razão que devemos dizer Parque Eduardo (VII) Sete, e não Parque Eduardo (VII) Sétimo? D. João I passa a D. João Um, deixando de ser D. João Primeiro?
Fiquei com curiosidade sobre o significado da expressão "no calor da hora", mencionada numa das respostas de hoje (21/11/01).
Sou fisioterapeuta e vivo em Viseu. Gostaria que me explicasse qual a diferença entre culto e erudito. Obrigada.
Num ofício de um departamento de um ministério surge a seguinte frase: «Relativamente aos problemas anteriormente detectados, constata-se que as correcções introduzidas foram de molde a superá-los totalmente».Gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o uso do vocábulo molde, que não me parece inteiramente correcto.
Na excelente resposta de Ernesto Rodrigues, datada de 21 de Novembro, refere-se M.L. como correspondente do escritor espanhol Miguel de Unamuno. Mas quem é este M.L.?
Preciso saber onde posso comprar um prontuário que indique diferenças entre o port. europeu e o port. do Brasil.
Agradecido.
Como se deve fazer a pontuação de um período em que o falante faz uma citação direta de sua própria autoria (especialmente quando essa citação for uma pergunta ou uma exclamação)? Usam-se as aspas? Inicia-se a citação com letra maiúscula?
Ex.: Naquele momento, perguntei: "Até (ou "até") quando os homens recorrerão à guerra para resolverem seus conflitos".
Obrigado.
O verbo ser sofre variação na expressão “o que seria de”, por exemplo: o que seria de nós ou o que seríamos de nós; o que seria de nossas monografias se não fossem as gramáticas ou o que seriam de nossas monografias se...?
Gostaria de saber o que querem dizer as expressões conotativas abaixo:
1) Língua não tem osso.
2) Boca da noite.
3) No calor da hora.
4) De hora em hora, Deus melhora.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações