DÚVIDAS

Amora / acriticamente

Pode formar-se um advérbio a partir do adjectivo "acrítico" ou seja acriticamente, por exemplo ele aceitou isso acriticamente? Parece-me que sim. Analogicamente: amoralmente. Muitos, até professores de português, não aceitam esta palavra. É certo que nunca a vi nem escrita nem pronunciada; o uso não a consagrou, mas não creio que esteja errado dizer assim.
Outra questão, o uso do artigo definido com Amora.
Ninguém diz: *moro em Amora, mas na Amora. O artigo está visivelmente presente, da mesma maneira no Porto e *em Porto. Todavia, o papel timbrado da Junta da Freguesia diz: "de Amora" em vez de "da Amora". Não será o analfabetismo de auto-promoção daquele que espalha esse erro?

Resposta

Sim, podemos formar o advérbio acriticamente, tanto mais que está dicionarizado o advérbio criticamente, formado de crítica + -mente – e não, como se ensina, de crítico + -mente. Se for necessário, formaremos. Porque não?
Se em Amora toda a gente diz «moro na Amora», não se compreende que a Junta da Freguesia (e não de Freguesia, como agora se diz) «bote» cá para fora um papel timbrado com «Junta da Freguesia de Amora».

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa