Surgiu aqui a "discussão" em casa sobre qual seria a grafia do substantivo em epígrafe.
A minha pesquisa ao diccionário e à Enciclopédia resultou infrutífera.
A "discussão" é se se escreve "trotinete" ou "trotineta"!
Obrigado pela colaboração.
Verfiquei, na resposta dada por José Neves Henriques a Paulo sobre como se pronuncia ganhar, que afinal diz-se /gà-nhár/.
Fico bastante surpreendido porque afinal deveremos estar no Brasil.
Desde quando é que em Portugal se acentuam duplamente as palavras?
Gostaria de saber qual a função sintáctica de «livros» na frase «há livros na biblioteca». Surgiu a dúvida: dizem-me que «livros» é sujeito. Mas em Francês, na expressão equivalente «Il y a», considera-se «il» sujeito «irréel» e «livros» complemento directo. Parece-me mais lógico.
Muito obrigada.
Estamos realizando um trabalho de pesquisa sobre a história da lingüística e suas divisões, nossa área de pesquisa envolve a "Véspera dos Tempos Modernos", e nossa fonte de pesquisa é limitada. Gostaria de receber informações sobre esse tema, para um maior enriquecimento de nosso trabalho.
Esperamos contar com sua valorosa colaboração.
Gostaria de saber a abreviatura da palavra pagamento.
Obrigado.
O nome da substância derivada da quitina não está traduzido uniformemente para português.
Qual é a forma correcta – quitosana ou quitosano?
Obrigada.
Sou professor do ensino secundário e estou a preparar uma tese de mestrado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Muitas pessoas, incluindo estudantes e professores, o próprio Ciberdúvidas, referem-se à Universidade de Lisboa como "Universidade Clássica de Lisboa".
Há alguma razão especial para utilizarem a palavra "clássica"?
Obrigado e parabéns pelo V/ trabalho.
Como posso basear o meu projeto com relação a esse tema e em quais ‘sites’ posso encontrar se referindo a esse assunto: O prazer de ler obras literárias.
Abraços de uma universitária que se está iniciando no caminho das letras!
Gostaria de saber se está incorrecto o uso de "a" ou "o" antes dos verbos. Ex.: “Eu vou a fazer compras”; “Eu queria ir a ver o filme”.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações