Titubeação / "titubeância"
Um secretário de Estado afirmou recentemente em debate que o actual governo não tinha a "titubeância" do anterior. Estaremos perante um Português titubeante?
Cardiorrespiratório
Diz-se reanimação cardio-respiratória ou reanimação cardiorespiratória?
Leptospirose
Aparecem-me duas palavras, leptospirose e leprospirose, para designar uma doença transmitida pelos ratos. Qual das palavras está correcta? Obrigado.
A concordância negativa
Tenho dúvidas sobre a palavra "nada" nalgumas frases. Por exemplo: "nada" corresponde ao valor nulo, vazio, sem conteúdo, etc. e quando digo que « eu não quero ser nada» não será igual a dizer «eu quero ser alguma coisa»? Ou «eu não quero nada» não será também «eu quero algo»? Ao usamos o "não" vai negar o "nada". Não seria mais correcto dizer «eu quero ser nada» ou «eu quero nada»?
Agradeço a atenção dispensada.
Colmatar
O verbo «colmatar» é o mais correcto para designar aquilo a que normalmente se refere, nomeadamente em muitos exemplos fáceis de encontrar na comunicação social?
Pretensão e não “pretenção”
Vi hoje num dicionário datado de 1973, «Dicionários Bertrand – Grande Dicionário da Língua Portuguesa» por Cândido de Figueiredo, a referência à palavra “pretenção” como sendo equivalente à palavra “pretensão”. A minha dúvida é se é erro utilizar-se hoje essa palavra, ou se ainda faz parte do vocabulário português.
Áudio e vídeo
A trabalhar há vários anos no sector da electrónica, apercebi-me que já existem em alguns dicionários as palavras (estrangeirismos ou neologismos?) áudio e vídeo. Estas são acentuadas ao contrário das originais. Qual a forma correcta?
Infraestrutura de um sector/setor
Tenho que preparar um relatório no meu emprego. É uma firma muito grande e eu tenho que informar dados referentes sobre a infra-estrutura do meu setor. E eu não sei como informar. Peço a ajuda de vocês me respondendo o que seria a infra-estrutura de um setor. Agradeço. P.S – A empresa onde trabalho é uma Faculdade (uma instituição), e o setor é onde se enquadram os professores. Então o que seria a infra-estrutura deste setor? Obs.: Adorei tirar minhas dúvidas com vocês, realmente vocês respondem bem rápido e sem dúvidas eu irei indicar este ‘site’ para outras pessoas.
Director-presidente
Gostaria de saber a forma correta de escrever «Diretor-Presidente».
Recursos expressivos
Sou estudante do 10.º ano e preciso de identificar os recursos expressivos mais importantes, numa cantiga de escárnio e maldizer. Gostava de saber o que são ou quais são os recursos expressivos...
Obrigada pela atenção.
