Acedendo a um pedido de um proprietário de café, envio a seguinte questão: a palavra 'tubaros' leva acento ou não?
Gostava de saber quais os pontos fundamentais na análise do poema "Frígida" de Cesário Verde.
Eu gostaria de saber se há erros na expressão "voltamos em definitivo", pronunciada em alguns programas da televisão brasileira.
Quando há um período do tipo:
Decidiu-se que não haveria aula.
Foi decidido que não haveria aula.
Decidiram que não haveria aula.
Como posso saber se a segunda oração é substantiva subjetiva ou se tem sujeito indeterminado (consequentemente a segunda oração seria objetiva direta)?
Gostaria de saber como tratar o extenso de valores com mais de 2 casas decimais.
Está correta a frase:
"Flamengo vai para segunda participação no campeonato brasileiro."
Não deveria haver o artigo definido, sendo:
"Flamengo vai para a segunda ...".
Escreve-se "ter-se-à" ou "ter-se-á", isto é, o acento é grave ou agudo? E, se for agudo, desde quando? Desde o acordo ortográfico com o Brasil?
Quero agradecer mais uma vez a presteza com que vocês têm respondido às minhas perguntas.
Desta vez, gostaria de saber por que jornais e revistas não usam pontos em títulos de matéria, assim como em legendas, tópicos etc., enquanto os anúncios publicitários abusam dos pontos mesmo em frases isoladas. Por exemplo: "Gostoso é viver a magia." Na minha opinião, a frase sem o ponto em anúncios desse tipo ficaria mais elegante e descontraída. Há regra ou convenção a respeito do uso de ponto em frases soltas? Estar-se-ia infringindo alguma regra gramatical se o ponto não fosse utilizado? Outra questão que me causa dúvida, quando tenho de fazer concordância com nomes de cores: o correto é a cor "vermelho" ou a cor "vermelha"?
A razão pela qual vos contacto, é a seguinte: gostaria que me indicassem, se possível, algum endereço electrónico ou alguma publicação que contenha um resumo da obra "A Serpente de Bronze", do professor Ernesto Rodrigues.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações