Hélice (género) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Hélice (género)

Sou Oficial da Armada.
De acordo com a cultura da minha organização, tem sido considerado que hélice é um substantivo masculino, quando se refere aos órgãos de propulsão de navios, aviões, helicópteros, etc. Por outro lado, também é comummente considerado que é feminino quando se refere à figura geométrica descrita por um ponto em revolução em torno de um eixo, com deslocamento contínuo paralelo ao referido eixo.
Nos dicionários consultados, era considerado terem as duas aplicações o género feminino.
Agradeço esclarecimento.

Victor Simões Portugal 4K

No Vocabulário da Academia das Ciências (Rebelo Gonçalves), hélice é substantivo feminino. Nos dicionários de Morais (compacto), da Academia (Malaca Casteleiro) e Porto Editora (electrónico), só se regista como substantivo masculino na acepção de rebordo exterior do pavilhão auricular.
O dicionário de Cândido de Figueiredo (15.ª edição) admite os dois géneros. No Vocabulário de A. Gonçalves Viana (Reforma Ortográfica de 1911), hélice está registado como masculino e feminino.

João Carreira Bom