O que é a sociodemografia e a sua importância na análise das questões sociais contemporâneas?
Gostaria de saber se a palavra baleia é um substantivo biforme. Depois que vi, em uma determinada gramática, caxarelo como masculino de baleia, fiquei com essa dúvida.
Sou professora de Português na Galiza e nunca consegui encontrar um livro, manual, etc., que me desse respostas claras e precisas para os diferentes usos das locuções prepositivas mais frequentes. Poderiam indicar-me algum?
Queria saber algo sobre este assunto, pois já procurei em várias gramáticas e não acho nada a respeito.
1 – Sendo uma das línguas românicas, o idioma português tem, no entanto, vocábulos de outros povos que viveram no território.
a) Dos celtas, nomes de várias localidades? Quais? Exemplos.
b) Dos visigodos, vocábulos relativos à guerra e ao vestuário? Exemplos.
c) Os árabes dominaram no século XIII. Influenciaram a língua? Nomes relacionados com arte, ofícios, vida económica? Exemplos.
Quais vocábulos africanos na época dos descobrimentos? Exemplos.
d) Alguns nomes (exemplos) anglo-saxónicos, germânicos adaptados à etimologia portuguesa.
Gostaria de receber alguns nomes como exemplo para poder concretizar um texto que estou a construir.
Nas obras científicas (no meu caso, engenharia) é habitual introduzirem-se, no seu final, apêndices e/ou anexos, não parecendo haver uma regra generalizada de uso para cada um destes.
Tento usar a denominação anexo quando exponho matéria (de minha autoria) que pela sua complexidade, extensão ou outra qualquer razão não poderá ser incluída no texto, mas é importante para a sua compreensão. Nos apêndices incluo matérias desenvolvidas por outros autores (como artigos completos) e outras obras como catálogos, fichas técnicas, etc., não fundamentais para a compreensão do texto principal.
Estará correcta esta divisão?
Qual é o plural de louva-a-deus?
Existe o feminino de "escanção"?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações