Prevenção a fraude.
Gostaría de saber se na frase acima o "a" deve ser craseado ou não. Por favor me informe qual é a regra gramatical para esse caso.
Tenho as seguintes perguntas de uma aluna que está a escrever a sua tese de licenciatura:
1) Como é que em Portugal se lida com os anglicismos? São considerados erros, são incorporados mais ou menos livremente?
2) Existem expressões portuguesas para as seguintes palavras:
– homebanking
– scanner
– homepage?
Agradeço a atenção.
Gostaria de saber coisas sobre a educação no "Os Maias". Preciso disso para fazer um trabalho para português.
Eu queria que me indicassem alguns ‘sites’ com material sobre as "Folhas Caídas" e com a expressão romântica do amor de Almeida Garrett.
Gostaria de saber se está correta a expressão "piscina adulta". Afirmei aos meus colegas que a forma correta é "piscina para adultos", assim como não existe a expressão "piscina infantil", mas sim "piscina para crianças". Porém, um de nossos mais respeitáveis dicionários define o adjetivo adulto como próprio de pessoa adulta, o que, me parece, abona a expressão em dúvida. Errada ou certa, ela me causa enorme estranheza. Que acham os senhores?
Gostaria de saber se é ou não intenção das autoridades linguísticas de Portugal de integrar riquíssimos termos usados em alguns países africanos da expressão portuguesa.
Estive a consultar várias gramáticas e métodos actuais para o ensino do português e já não aparecem as formas verbais da 2.ª pessoa do plural (vós).
Sou professor e näo sei o que dizer aos alunos uma vez que eu também não as tinha estudado nunca.
Tenho de empregar esta forma de tratamento?
Muito obrigado.
Eu classifico frases como «Entrar para dentro», «Sair para fora», «Subir para cima» ou «Descer para baixo» metáforas viciosas.
Estou correta?
Gostaria de ser esclarecida quanto ao seguinte:
Dizemos: há excepção ou à excepção?
Ex.: Estavam todos presentes há excepção da Ana ou estavam todos presentes à excepção da Ana. Penso que se diz da primeira forma, mas tenho dúvidas.
Na frase: "O João joga à bola.", qual é o predicado?
É só o verbo "joga" ou é "joga à bola"?
"à bola" não é complemento directo?
Obrigada pela atenção!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações