Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Eduardo A. Paglione Brasil 31K

Sempre vi, no final de pareceres, a expressão latina "sub censura". Qual seu significado e sua correta utilização? Grato, uma vez mais.

Alice Sousa 7K

Gostaria de saber se todas as línguas da península ibérica são línguas românicas.
Gostaria de saber também quais são as causas de transformação de uma língua.

Daniel Lujan Espanha 19K

Bom dia e parabéns ao Ciberdúvidas!

Há duas ou três semanas que perguntei porque é que o clube de hóquei Barcelos escreve óquei sem “h”.

Obrigado pela informação!

Carlos Roso Luxemburgo 7K

Aparentemente, só a Secção de Letras da Academia das Ciências pode aprovar a introdução de um novo nome próprio na lista oficial (desconheço se os consulados já estão obrigados a essa lista). A decisão pode ser tomada por iniciativa próprio ou a requerimento motivado.

A minha pergunta destina-se mais a tornar pública uma incongruência do que obter uma resposta (de resto impossível, no quadro deste ‘site’):

Porque não é autorizado o nome Sol, mesmo como nome secundário (na altura pretendia que o meu filho se chamasse Hugo Sol etc.), quando são permitidos – constam da lista – nomes como Estrela, Céu, Anjos, entre outros?

Por outro lado, nessa altura estávamos em Portugal. Mas no mesmo dia poderia ter sido registado um Hugo Steve ou um Dylan José, algures, num qualquer consulado. Que me aceitaria certamente Hugo Sol...

António Manuel Portugal 19K

Eu gostaria que me dissessem o que significa ficha de leitura!

Ema Vasconcelos Portugal 4K

Gostaria de saber qual destas frases é a correcta:
a) Tenho um crédito sobre a empresa x.
b) Tenho um crédito na empresa x, sendo que o crédito, em qualquer dos casos, corresponde a uma dívida da referida empresa x.

Ana Brasil 10K

Qual a diferença entre linguagem verbal e não verbal. Já vi nas outras respostas, mas não exatamente o que eu quero.

Andréa Brasil 4K

Gostaria de saber a forma correta de empregar o termo consultoria: seria consultoria em moda ou consultoria de moda. Porquê?

Jorge Monteiro Professor de Português Portugal 8K

Sou professor de Português e há já algum tempo informaram-me que teria de registar por extenso nas actas a barra (/), por exemplo na expressão «atenção barra concentração» em vez de «atenção/concentração».

Sendo a barra um sinal auxiliar de escrita parece-me que não haverá necessidade de o fazer, contudo gostaria da vossa ajuda neste assunto e se possível na indicação de bibliografia.

Obrigado.

Ana Afonso Portugal 20K

Será que existe a categoria de narrador omnipresente?