Num artigo da revista brasileira "Veja" sobre uma garota, li o seguinte: «Aos 16 anos, escondido da família, pegou o dinheiro das aulas de baile e passou a investir em musculação pesada». Está certa a oração? Eu teria escrito «escondida da família».
Não entendo bem o que quer dizer a expressão «Mas vá alguém» + infinitivo.
Dou-lhes alguns exemplos da revista brasileira "Veja" e da internet. Será que me podem dar uma expressão sinónima?
[Veja] Mas vá alguém sugerir a Enéas que sua eleição tem algo a ver com a propensão brasileira à zombaria. Ouvirá em resposta adjetivos como "pacóvio"...
Não pode deixar de haver mágoa no embaraço de ver ilusões. Desiludido é quem tem ilusão. Homem não apenas criança diz o que pensa, crueza é mentir com os dentes todos de todas as bocas, do sorriso ao esgar. Disseram que o choro era o sabão da alma e há por aí um cheiro daqueles. Mas vá alguém dizê-lo!
Não vai, que importa, se é cheiro igual quase a cadáver.
[http://www.arscives.com/20Anos/lugar/980619.htm]
Quis falar, mas vá alguém falar com a boca cheia daquela maneira.
[http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/pilades.html]
A água que sai das torneiras em Maricá é retirada, ainda em grande parte, de apenas um rio. Mas vá alguém tentar achá-lo pelo nome. 'Ubatiba? Não
conheço, não'...
[http://www.jb.com.br/jb/papel/cidade/2001/01/27/jorcid200...]
Obrigado.
Um secretário de Estado afirmou recentemente em debate que o actual governo não tinha a "titubeância" do anterior. Estaremos perante um Português titubeante?
Diz-se reanimação cardio-respiratória ou reanimação cardiorespiratória?
Aparecem-me duas palavras, leptospirose e leprospirose, para designar uma doença transmitida pelos ratos.
Qual das palavras está correcta?
Obrigado.
Tenho dúvidas sobre a palavra "nada" nalgumas frases. Por exemplo: "nada" corresponde ao valor nulo, vazio, sem conteúdo, etc. e quando digo que « eu não quero ser nada» não será igual a dizer «eu quero ser alguma coisa»? Ou «eu não quero nada» não será também «eu quero algo»? Ao usamos o "não" vai negar o "nada". Não seria mais correcto dizer «eu quero ser nada» ou «eu quero nada»?
Agradeço a atenção dispensada.
O verbo «colmatar» é o mais correcto para designar aquilo a que normalmente se refere, nomeadamente em muitos exemplos fáceis de encontrar na comunicação social?
Vi hoje num dicionário datado de 1973, «Dicionários Bertrand – Grande Dicionário da Língua Portuguesa» por Cândido de Figueiredo, a referência à palavra “pretenção” como sendo equivalente à palavra “pretensão”. A minha dúvida é se é erro utilizar-se hoje essa palavra, ou se ainda faz parte do vocabulário português.
A trabalhar há vários anos no sector da electrónica, apercebi-me que já existem em alguns dicionários as palavras (estrangeirismos ou neologismos?) áudio e vídeo. Estas são acentuadas ao contrário das originais. Qual a forma correcta?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações