Bilião e mil milhões - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Bilião e mil milhões

Consultei uma resposta anterior sobre este tema (pergunta de João Coutinho), mas que interrogo sobre a sua correcção. Dizia a questão que, no Reino Unido, "billion" é um "milhão de milhões". Consultei dois dicionários de Língua Inglesa, de fiabilidade, onde afirmam que, actualmente, em UK e US, 1 bilião é mil milhões; no passado, e em UK, era milhão de milhões.

O Dicionário Universal de Língua Portuguesa, Texto Editora, diz que bilião é um termo de origem francesa e significa "mil milhões"! Suponho ser esta a versão mais aceite também em Portugal. Todavia, por exemplo, o Novo Prontuário Ortográfico, Plátano Editora, traz a versão antiga de UK e a portuguesa igual a esta, ou seja, 1 bilião = 1 milhão de milhões. Era bom que esclarecem isto (e fizessem chegar a outros meios de informação, por exemplo, o programa "Acontece"), pois podem estar a cometer-se erros graves por este país fora! Prestem mais este bom "Serviço Público".

Como professor das áreas das Ciências, esta questão é-me particularmente importante.

João Paulo Ferreira Portugal 68K

Sem dúvida esta é uma questão que tem feito «correr muita tinta» (ou melhor, muitos zeros!); os dicionários, prontuários, gramáticas etc. consultados para o esclarecimento desta questão apresentam alguma instabilidade relativamente ao facto de um bilião (ou bilhão) ser mil milhões ou um milhão de milhões. No entanto, é possível considerar que:

• Em Portugal, Espanha, Alemanha e França: [*]
bilião = um milhão de milhões (1 000 000 000 000 ou 10 elevado a 12)
• Nos Estados Unidos da América, Reino Unido e Brasil:[*]
bilião = mil milhões (1 000 000 000 ou 10 elevado a 9)
 

A variedade que se encontra é resultado desta divisão, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha e Lindley Cintra, ao contrário da ordenação portuguesa, refere o bilião como mil milhões. Tal facto pode dever-se à nacionalidade de um dos co-autores desta gramática ser brasileira (Celso Cunha), sendo este o que provavelmente escreveu o capítulo dedicado aos «numerais».

 

Cf.  Milhões, Mil milhões, Biliões ou Triliões? Esclareça a confusão!

 

[*N. E. (atualização em 31/01/2019) – Onde se lia «Em Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra e França (na teoria)» passou a ler-se «Em Portugal, Espanha, Alemanha e França». Onde se lia «Nos Estados Unidos da América, Brasil e França (na prática)» passou a ler-se «Nos Estados Unidos da América, Reino Unido e Brasil». Acrescente-se que, em francês, se usa o termo milliard para denotar «mil milhões»]

Mafalda Antunes