Para-olímpico ou paraolímpico? - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Para-olímpico ou paraolímpico?

Teve lugar um debate parlamentar em que a expressão «jogos paralímpicos» foi várias vezes referida.
Creio não estar correcta a palavra «paralímpicos» e que talvez se deva à grafia inglesa "paralympics".
Não deverá ser «para-olímpicos» ou, quando muito, «paraolímpicos»?
Agradecia o vosso esclarecimento.
Muito obrigada.

Ana Cruz Funcionária parlamentar Lisboa, Portugal 6K

No Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, aparece o adjectivo para-olímpico: «(de para- + olímpico) que diz respeito aos jogos destinados a atletas deficientes, realizados de quatro em quatro anos, após os jogos olímpicos e no mesmo local destes.».

[Par(a)-] é um prefixo culto do grego “pará”: junto de; ao lado de.

No Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, edição para a língua portuguesa no Brasil, aparece a palavra paraolimpíada (para(a) + olimpíada) grafada sem hífen, e com a seguinte nota sobre o prefixo (par(a)): «O [V.O.Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras] regista para mais de mil palavras, muitas das quais verdadeiros subcompostos com este prefixo e com a observação de que se liga sempre ao elemento seguinte, duplicando a consoante ou eliminando o h inicial.».

Em suma, "paralímpico" não aparece em nenhum dicionário de referência, que resultaria da ligação do prefixo [para-] + (o)límpico (com a aférese do o- de olímpico), facto pouco provável. Poderia aventar a palavra "parolímpico" >(par(a)-) + olímpico, com formação idêntica à palavra parestatal constituída pela ligação da abreviatura do prefixo (par(a)-) + o adjectivo estatal.

 

N.E. – Posteriormente à data desta resposta, foi editado o Grande Dicionário da Porto Editora (2004) que atesta igualmente paraolimpíadas e paraolímpico. Veja-se igualmente este parecer de Margarita Correia e o que, na mesma linha, escreveu Maria Regina Rocha sobre este tema.

 

Maria Celeste Ramilo