Ao ler «A Ratazana» de Günter Grass encontrei o termo "suabo". Já procurei em vários dicionários e não consegui descobrir qual o seu significado.
Solicito a vossa ajuda para que possa ultrapassar mais esta dúvida.
Tornou-se usual o uso do feminino na palavra "obrigado", quando se trata de uma mulher a agradecer algo a alguém. Está correcto?
Pesquisei o tema “Euro e euros” e obtive a resposta que procurava restando-me apenas uma dúvida para a qual solicito esclarecimento.
Estou a fazer locução do seguinte texto:
«O indivíduo atingiu uma taxa de alcoolémia de 2g/l às 20 horas.»
Neste caso como devo ler?
«2 gramas por litro» ou «2 grama por litro»?
O facto de estar escrito com o símbolo e não por extenso obriga-me a ler «2 grama por litro»?
Grato pela atenção.
No decurso dos trabalhos de acompanhamento de obras públicas de grande dimensão ocorrem acções de «desmatação» da cobertura vegetal de determinado terreno. Essas acções provocam também «remeximentos» nos solos.
Queria saber se estas duas palavras estão correctas e se se aplicam bem neste contexto.
Queria saber se correta a seguinte estrutura:
«Estava-o aqui neste momento.»
Preciso fazer uma "análise crítica" de determinado tema, e gostaria de saber se existem regras, métodos, técnicas para executar esta "análise crítica".
Grato.
Sou brasileira e professora de Português para estrangeiros, e gostaria de aprender mais sobre o Português europeu. Em que contextos fonéticos encontra-se o -e mudo e o que pronunciamos no Brasil em seu lugar?
E o ditongo -ei pronunciado -âi em Portugal?
A propósito de uma antiga resposta do Prof. Rui Pinto Duarte. Diz-se que coletivo de advogado é banca, mas por banca entendo o próprio escritório advocatício, ou, por extensão, a clientela de um ou mais advogados. Não é assim?
Obrigada.
Mando-vos aqui ao lado para ser aberto nos vossos computadores uma lista do sistema fonético Português compilado por mim, mas uma grande parte da informação foi tirada das vossas páginas de vários consulentes vossos. Decidi por mim própria aumentar alguns factores para depois poder obter resposta profissional da vossa parte.
Não mando esta informação directamente porque infelizmente as cores desaparecem quando tento transferir o material para as vossas páginas.
Como também li numa das vossas páginas de que os sons tónicos e átonos são considerados suficientemente distintos para serem dois sons diferentes, decidi incluir também esses sons em separado.
Não há necessidade de colocar isto nas vossas páginas, mas ficaria extremamente grata se uma resposta profissional da vossa parte me fosse dada, incluindo todos os pormenores em relação a erros ortográficos, possíveis sons repetidos, etc, etc, etc.
Com os meus melhores cumprimentos e obrigada pela vossa atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações