A resposta a esta pergunta pode ser extensa e complexa. Porém, quanto mais extensa e complexa fosse, mais discutida e discutível seria…
Não há, na verdade, uma «chave» para um texto que se quer «crítico». O que se pretende, no caso de uma análise crítica, é uma abordagem a um tema, onde se apresente um conjunto bem estruturado de opiniões fundamentadas. Deve procurar-se explorar todas as questões e ideias principais levantadas pelo objecto da análise.
Vá por partes: depois de ler/ver/ouvir o objecto da sua análise, interprete-o para si próprio; divida o objecto da análise em partes temáticas; dê um título a cada uma delas; relacione as ideias principais, expressas em cada parte; pense no assunto sobre o qual recai a sua análise; leia alguma bibliografia e tome nota das referências; tome nota do que lhe for ocorrendo a respeito do que consulta; redija um texto onde esteja patente a divisão que fez, com a respectiva justificação. Não se deve esquecer de dar um cunho pessoal ao que escreve. A sua opinião é fundamental.
Não se esqueça também de como deve escrever. O texto deve ser coeso e coerente.
Estes são, de um modo geral, os procedimentos que deve ter em consideração na redacção de uma «análise crítica».