Sei que já foram respondidas inúmeras questões relacionadas com a próclise, e que este é um assunto demasiado extenso para ser abordado neste espaço, de forma completa. No entanto, seguindo a sugestão de José Neves Henriques, apresento aqui 2 frases em que tenho dúvidas se deve ser utilizada a próclise (com as expressões para, ter de e se).
1. Para o educares, tens de o acarinhar.
2. Se me queres impressionar, tens de te esforçar.
Estas frases estão correctas?
Obrigada.
Em estudo de Gerbhard Rusch, «Teoria da História, Historiografia e Diacrologia», em «Histórias de Literatura. As Novas Teorias Alemãs», (Ed. H. Krieger Olinto, Ed. Lit., ed. Ática, S. Paulo, 1996) leio que: «as ciências econômicas têm elaborado [...] um programa diacronológico...».
Não gosto de adivinhar pelo contexto. Podem ajudar-me?
Estou muito feliz com o regresso do Ciberduvidas!
Existe a palavra coralista (de música coral)?
Ao ler «A Ratazana» de Günter Grass encontrei o termo "suabo". Já procurei em vários dicionários e não consegui descobrir qual o seu significado.
Solicito a vossa ajuda para que possa ultrapassar mais esta dúvida.
Tornou-se usual o uso do feminino na palavra "obrigado", quando se trata de uma mulher a agradecer algo a alguém. Está correcto?
Pesquisei o tema “Euro e euros” e obtive a resposta que procurava restando-me apenas uma dúvida para a qual solicito esclarecimento.
Estou a fazer locução do seguinte texto:
«O indivíduo atingiu uma taxa de alcoolémia de 2g/l às 20 horas.»
Neste caso como devo ler?
«2 gramas por litro» ou «2 grama por litro»?
O facto de estar escrito com o símbolo e não por extenso obriga-me a ler «2 grama por litro»?
Grato pela atenção.
No decurso dos trabalhos de acompanhamento de obras públicas de grande dimensão ocorrem acções de «desmatação» da cobertura vegetal de determinado terreno. Essas acções provocam também «remeximentos» nos solos.
Queria saber se estas duas palavras estão correctas e se se aplicam bem neste contexto.
Queria saber se correta a seguinte estrutura:
«Estava-o aqui neste momento.»
Preciso fazer uma "análise crítica" de determinado tema, e gostaria de saber se existem regras, métodos, técnicas para executar esta "análise crítica".
Grato.
Sou brasileira e professora de Português para estrangeiros, e gostaria de aprender mais sobre o Português europeu. Em que contextos fonéticos encontra-se o -e mudo e o que pronunciamos no Brasil em seu lugar?
E o ditongo -ei pronunciado -âi em Portugal?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações