Como se designam em português as palavras compostas por elementos provenientes de línguas diferentes? Exemplos: taylorismo, darwinismo, neodarwinismo, pasteurização, etc. Serão palavras híbridas?
Quando usar que ou o qual?
Há alguma regra para o emprego do pronome relativo que ou as formas no qual, os quais, dos quais, na qual etc.?
Quando me refiro ao problema de isquemia no coração, digo:
– Ele sofreu infarto.
– Ele infartou.
– Cigarro causa infarto.
Quando me refiro ao coração, devo utilizar: infarto, enfarto, enfarte?
Obrigada.
Estou estudando variações linguísticas. Já entendi o que ela representa, mas me confundi quando a gramática introduziu os conceitos de norma culta, popular, divisão em dialetos, registros, norma culta, coloquial e informal nessa matéria.
Para esclarecer eu gostaria de pedir as variações linguísticas esquematizadas.
Muito obrigada.
Tenho uma dúvida que me acompanha desde a 5.ª série do 1.º Grau e que nem mesmo meus professores da faculdade conseguiram esclarecê-la de forma satisfatória: Por que palavras como "transatlântico" e "trânsito", entre outras, são escritas com "s" e não com "z" – apesar de serem pronunciadas com som /z/? Muito obrigado pela oportunidade. Desejo a todos felicidades e sucesso sempre.
Qual é a regra para utilização de s ou z entre duas vogais?
Gostaria de saber se as expressões "santinho", "salve", "saúde", "viva", dirigidas como consolo a quem acaba de espirrar, têm origem na Idade Média e em que circunstâncias.
Tenho dúvidas sobre o significado da palavra "aculturação". Fico a aguardar a vossa resposta que agradeço.
Insumo? É correcto o uso na nossa língua?
Muito agradecia que me informassem sobre história etimológica deste vocábulo na nossa língua. Não encontro o registo dele nos dicionários consultados.
Por outro lado, tenho visto e lido em textos de projectos, elaborados por consultores brasileiros, o uso amiúde do vocábulo "insumo" como sinónimo, creio eu, de resultados.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações