A retirada das unhas a um gato até à raiz é normalmente designada como ablação das unhas (amputação proibida pela Ordem dos veterinários). Penso que a palavra "desgarrar" não será a correcta, mas existe alguma palavra única que designe esta acção em Português?
Muito obrigado.
Em círculos "bem-pensantes" e "bem-falantes", representados frequente mas não exclusivamente por certos oradores presentes nos meios de massas, ouvimos frequentemente a palavra "cenário" com o significado de "hipótese" ou de "alternativa", nitidamente decalcada do inglês "scenario". Ora são coisas diferentes; isto é ou não um barbarismo a banir?
Qual a origem e significado da palavra avieiro?
Chamam-se avieiros aos pescadores do vale do Tejo. De onde virá essa palavra e qual o limite desse conceito?
No domingo, dia 28 de Setembro [de 2003], lia-se em título no jornal “Público”:
«Trabalho faz cada vez mais mal à saúde».
Ora, considerada a minha aprendizagem já um pouco antiquada, eu usaria o adjetivo pior em substituição de mais mal. No entanto, e depois de
consultar a vossa página, ainda fiquei mais confusa!
Pergunto: será que, também neste exemplo, poder-se-á dizer/escrever das duas formas? (tenho plena consciência da evolução da língua, mas não se estará a cair em laxismos linguísticos?)
Grata pela vossa ajuda/esclarecimento.
"Que" ou "de que"? Por exemplo nas seguintes frases deve ou não o "que" ser antecedido de "de" e qual a regra que nos permita resolver genericamente situações semelhantes?
«Avisa-se que amanhã fechamos.»
«Avisam-se os interessados que amanhã fechamos.»
«Notifica-se V. Ex.ª que deve apresentar-se.»
Muito obrigado.
Quero saber o plural da palavra "infantil".
No Decreto-Lei n.º 158/2002, de 2 de Julho (na alínea a) do n.º 7 do art.º 4.º)
pode ler-se:
«...salvo quando solução diversa resultar de testamento ou cláusula beneficiária a favor de terceiro, e sem prejuízo da instantibilidade da legítima;»
Esta palavra consta de algum Dicionário? Será um termo jurídico? Qual o seu significado?
Obrigada e parabéns pelo "site".
É muito freqüente presenciar-se em textos judiciários a omissão da conjunção "que", em frases do tipo:
«Requer condene o réu.»
«Requer seja o processo remetido ao foro competente.»
Há incorreção nesse modo de escrever?
Qual é o significado da palavra voluntarioso? «(adj.) que põe boa vontade naquilo que faz esforçando-se por cumprir aquilo de que é encarregado» (Dicionário Actual da Língua Portuguesa – Editora Asa); ou «(adj.) que procede apenas conforme o seu desejo, a sua vontade (Dicionário Enciclopédico – Diário de Notícias)»?.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações