Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Ygor Coelho Brasil 8K

Sou brasileiro e gostaria de saber a opinião do Ciberdúvidas sobre a oficialização de algumas peculiaridades da sintaxe brasileira. Como bem se sabe, o português brasileiro vem se desenvolvendo de modo diverso do europeu.

Assim, surgem certas nuances da variante falada por aqui. Acho necessário informar a todos que não se tratam de puros erros duma população iletrada, mas de óbvias mudanças lingüísticas. Destas, cito:

– A omissão da preposição, quando seguida da conjunção 'que' ou 'quem'.

Ex.: Eu necessito que você me dê uma ajuda X. Eu necessito de que você me dê uma ajuda.

– O uso quase que total da próclise e a colocação do pronome, quando numa locução verbal, entre os verbos. Ex.: Se alegrou com a notícia e foi contar aos amigos / Ela está se destruindo devido ao ciúme.

Poderiam comentar sobre essas mudanças do português brasileiro e me dizer se concordam com a sua oficialização na Gramática brasileira?

Obrigado antecipadamente.

Manuel Soares Portugal 8K

Reparo que normalmente i.e. se escreve sem qualquer espaço entre i. e e.

O dicionário das abreviaturas da Porto Editora parece-me que coloca um espaço.

Qual é a forma correcta?

Muito obrigado.

Hugo Lopes Portugal 6K

Qual é o plural de “parceria pública-privada” (uma parceria entre um organismo ou instituição pública e um organismo ou instituição privada)? “Parcerias públicas-privadas” ou “Parcerias pública-privada”?

Luís Palma Portugal 27K

Tenho ouvido frequentemente dizer a palavra mandatório no sentido de ser obrigatório, mas o que é facto é que não encontro esta palavra nos dicionários. Parece-me ser mais uma adaptação da palavra inglesa “mandatory”, essa sim com o sentido de obrigatoriedade. Gostaria que me confirmassem ou não este raciocínio.

João Ribeiro Portugal 5K

Qual das seguintes frases escritas está mais correcta?

1) «Como vê, não há nada que nos distraia de fazer um bom trabalho.»

2) «Como vê, nada pode distrair-nos de fazer um bom trabalho.»

Obrigado.

José Valente Professor Lisboa, Portugal 3K

Como se pronuncia correctamente o nome de Cortes, Freguesia do concelho de Leiria? Cortes com o aberto, ou Cortes com o fechado? Qual a origem do topónimo?

Rita Martins Brasil 13K
Gostava de saber se é possível recorrermos a "controversão" para ilustrar uma situação de dissenso.
Ana Gameiro Portugal 48K

Como se chamam os habitantes da cidade da Guarda?

Eduardo A. Paglione Brasil 9K

No Brasil, quando se debate a liberação do uso de drogas, costuma-se dizer "descriminalização", "descriminalizar", ou seja, deixar a lei de prever um fato como crime. O Dicionário Houaiss reconhece esta forma como sinônimo de "descriminar" (cujo uso é raro). Qual a preferível, descriminar ou descriminalizar? Qual regra se aplica para a formação de palavras novas como nesse caso? Grato, uma vez mais.

António Caldeira Portugal 43K

Há dias alguém insistia comigo que se deveria escrever "preparação anterior que dispunha para frequentar este curso" em vez de "preparação anterior de que dispunha para frequentar este curso"...