Reparo que normalmente i.e. se escreve sem qualquer espaço entre i. e e.
O dicionário das abreviaturas da Porto Editora parece-me que coloca um espaço.
Qual é a forma correcta?
Muito obrigado.
Qual é o plural de “parceria pública-privada” (uma parceria entre um organismo ou instituição pública e um organismo ou instituição privada)? “Parcerias públicas-privadas” ou “Parcerias pública-privada”?
Tenho ouvido frequentemente dizer a palavra mandatório no sentido de ser obrigatório, mas o que é facto é que não encontro esta palavra nos dicionários. Parece-me ser mais uma adaptação da palavra inglesa “mandatory”, essa sim com o sentido de obrigatoriedade. Gostaria que me confirmassem ou não este raciocínio.
Qual das seguintes frases escritas está mais correcta?
1) «Como vê, não há nada que nos distraia de fazer um bom trabalho.»
2) «Como vê, nada pode distrair-nos de fazer um bom trabalho.»
Obrigado.
Como se pronuncia correctamente o nome de Cortes, Freguesia do concelho de Leiria? Cortes com o aberto, ou Cortes com o fechado? Qual a origem do topónimo?
Como se chamam os habitantes da cidade da Guarda?
No Brasil, quando se debate a liberação do uso de drogas, costuma-se dizer "descriminalização", "descriminalizar", ou seja, deixar a lei de prever um fato como crime. O Dicionário Houaiss reconhece esta forma como sinônimo de "descriminar" (cujo uso é raro). Qual a preferível, descriminar ou descriminalizar? Qual regra se aplica para a formação de palavras novas como nesse caso? Grato, uma vez mais.
Há dias alguém insistia comigo que se deveria escrever "preparação anterior que dispunha para frequentar este curso" em vez de "preparação anterior de que dispunha para frequentar este curso"...
Gostaria de ser esclarecido sobre a melhor expressão: "duvido de que" versus "duvido que".
Creio que "duvidamos de", mas na língua falada a proposição "de" está a cair e isso transmite-se à escrita. Andei pelo Ciberdúvidas à procura e vi distintos professores usarem as duas expressões.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações