Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Patrícia Damasco Brasil 11K

A expressão com o verbo ser + necessário é invariável se o sujeito não aparecer especificado. Na oração «Serão necessárias horas para resolver a questão», o sujeito horas não aparece especificado e a expressão variou (serão necessárias) concordando com ele. Não deveria ficar «Será necessário horas», segundo a regra? Qual seria a justificativa?
Obrigada pela resposta.

Vítor Gomes Portugal 8K

Por não encontrar palavra «radiocêntrico» nos dicionários de que disponho, agradecia que me esclarecessem:
1. Há dicionários que a registam?
2. Quanto à sua etimologia, será uma palavra composta por aglutinação: rádio e concêntrico?
3. Qual o seu significado, em geral e na expressão “Planta concêntrica” (de uma cidade, por exemplo)?
Grato.

Paula Godinho Responsável por Comunicação Portugal 7K

Qual o significado de «órgão do tipo colegial»?

Paulo Jorge Santos Portugal 4K

Começo por agradecer a vossa resposta à minha dúvida sobre a utilização dos vocábulos desenvolvimentista e desenvolvimental. Fiquei elucidado quanto ao uso correcto da palavra desenvolvimentistas para designar as teorias do desenvolvimento psicológico.

Permitam-me, no entanto, uma pergunta suplementar. Afirmam que os adjectivos terminados em -al estão normalmente relacionados com a qualidade, o estado ou a característica dos substantivos a que se ligam. Ex.: maternal, normal, fundamental, etc. Sendo assim, será que poderemos considerar correcta a utilização da palavra desenvolvimental para designar algo que é normativo ou normal quando enquadrado no desenvolvimento das pessoas? Um exemplo: a frase «Os terrores das crianças podem ser considerados um fenómeno desenvolvimental» ou «Os momentos depressivos na adolescência devem ser considerados fenómenos desenvolvimentais para a maioria dos adolescentes».

Obrigado desde já pela vossa resposta e parabéns pela vossa magnífica página na Internet.

Mónica Nicolau Trabalhadora-estudante Portugal 6K

Gostaria de saber o significado da palavra «escopro».

Muito obrigada.

Filipe Semedo Portugal 11K

Gostaria de conhecer a vossa opinião sobre o aportuguesamento de «blog» em BLOGUE e de «blogesphere» em BLOGUESFERA (de blogue + (e)sfera).
Não devia ser assim? Porque é que se está insistindo na Internet e nos restantes "media" nacionais em «BLOGOSFERA» (de blogo + (e)sfera. Ainda se se tivesse adaptado por BLOGO o «blog» ...

Cecilia Spatz Professora de Português Alemanha 6K

Existe na língua portuguesa os «pronomes adjetivos»? Quando são usados? Em um livro de português para estrangeiros li a expressão «adjetivos possessivos". É a mesma coisa de «pronomes adjetivos»?
Obrigada pela vossa atenção.

Joaquim Madeira da Silva Portugal 2K

Será correto dizer «desagarrar»?

Obrigado.

Francisco Cavaco Conceicão Formador Portugal 7K

Como formador, utilizei há tempos, numa sessão de formação, uma frase retirada de um pequeno livro da autoria de José L. S. Sampaio, cujo título é “Avaliação na Formação Profissional”, da colecção Formar Pedagogicamente. A frase é a seguinte: «Os elementos a fazer corresponder devem ser afins e homogéneos e conter apenas uma ideia....»
Alguém se escandalizou e comentou: «Quatro tempos verbais seguidos? Essa frase está mal construída!»
Eu mantive a frase. Gostaria de saber se realmente fiz bem.

Carlos Ferreira Suécia 5K

[A propósito da resposta Sobre os tritongos] aconselha-se a Maria Regina Rocha que se inteire da prosódia brasileira antes de responder em casos destes. /Enxáguam/ no Brasil, /enxaguam/ em Portugal.