Blogue ou blogo? Bloguesfera ou blogosfera? - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Blogue ou blogo? Bloguesfera ou blogosfera?

Gostaria de conhecer a vossa opinião sobre o aportuguesamento de «blog» em BLOGUE e de «blogesphere» em BLOGUESFERA (de blogue + (e)sfera).
Não devia ser assim? Porque é que se está insistindo na Internet e nos restantes "media" nacionais em «BLOGOSFERA» (de blogo + (e)sfera. Ainda se se tivesse adaptado por BLOGO o «blog» ...

Filipe Semedo Portugal 4K

Os neologismos são palavras novas criadas para designar novas realidades. A adaptação de estrangeirismos e a sua grafia no português é multideterminada. Assim, no que diz respeito à grafia portuguesa de “blog” (termo reduzido da associação “web”+”log”), tanto poderia ter vingado a forma blogue como blogo, pois qualquer delas respeita a estrutura normal da palavra portuguesa; mas foi blogue a escolhida, certamente pela óbvia semelhança com a pronúncia da palavra original. E é assim que se encontra já registada nos dicionários mais recentes.
Quanto a blogosfera, igualmente já dicionarizado, a formação desta palavra com o a ligar os dois termos que a compõem talvez tenha tido em conta as palavras da mesma família como atmosfera, estratosfera, oosfera, etc. ou a lembrança da remota herança grega: ‘logos’. Como se trata de termos novos, a competência científica de quem os tem introduzido e a frequência de utilização ditarão a sua grafia.

Maria Regina Rocha