DÚVIDAS

Desenvolvimentistas versus desenvolvimentais

Começo por agradecer a vossa resposta à minha dúvida sobre a utilização dos vocábulos desenvolvimentista e desenvolvimental. Fiquei elucidado quanto ao uso correcto da palavra desenvolvimentistas para designar as teorias do desenvolvimento psicológico.

Permitam-me, no entanto, uma pergunta suplementar. Afirmam que os adjectivos terminados em -al estão normalmente relacionados com a qualidade, o estado ou a característica dos substantivos a que se ligam. Ex.: maternal, normal, fundamental, etc. Sendo assim, será que poderemos considerar correcta a utilização da palavra desenvolvimental para designar algo que é normativo ou normal quando enquadrado no desenvolvimento das pessoas? Um exemplo: a frase «Os terrores das crianças podem ser considerados um fenómeno desenvolvimental» ou «Os momentos depressivos na adolescência devem ser considerados fenómenos desenvolvimentais para a maioria dos adolescentes».

Obrigado desde já pela vossa resposta e parabéns pela vossa magnífica página na Internet.

Resposta

Dado que estamos perante um neologismo, e porque o sufixo -al é corrente na língua portuguesa, poderemos usar a palavra desenvolvimental. Veremos a aceitação que a palavra terá entre os especialistas. Ou seja, se na prática preferem «fenómenos desenvolvimentais» ou «fenómenos próprios do desenvolvimento».

Se a palavra desenvolvimental vingar, os dicionaristas se encarregarão de a incluir nos seus dicionários.

E muito obrigado pelos cumprimentos, em nome do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa