Somos uma escola do 1.º ciclo da localidade de Sousela (concelho de Lousada). Antigamente, Sousela escrevia-se com z, mas actualmente é com s.
Curiosamente, há duas placas identificativas da localidade, cada qual com grafia diferente. Qual está certa? Já agora, com a palavra Lousada acontece a mesma situação... A explicação será a mesma?
Será correcto dizer «Eu estou entretenido a ver um filme», ou «Vou levar os miúdos ao jardim, para se entretenerem»?
E é «entretimento» ou «entretenimento»?
Qual a forma correcta para designar em português referências temporais como «in the 1860s»? Na década de 1860? Nos anos 60 do século XIX? E já que estamos num novo milénio, as expressões anos 20 ou década de 90, por exemplo, corresponderão sempre ao século XX ou teremos que fazer alterações?
Gostaria de saber se me poderiam esclarecer a seguinte dúvida: na palavra “possesso”, o ‘e’, em termos fonéticos, lê-se como [e] (tal como em espesso) ou como [é] (tal como em promessa)? Tenho consultado inúmeros dicionários e prontuários ortográficos, mas nenhum contém a transcrição fonética desta palavra e, além disso, as opiniões parecem dividir-se entre as duas formas de a pronunciar. Agradeço desde já o tempo dispensado, ficando à espera de uma resposta.
Gostaria de saber o significado da palavra acima. Sei que está relacionada com a pedagogia, formação profissional, etc.
Vi referida a palavra “meta-análise”, mas não atino com o seu significado!
Poder-me-eis, senhores, auxiliar? Muito grato vos ficaria. Saudações amistosas.
Dígrafo ou ditongo? Gostaria de saber se a palavra "quota" possui dígrafo ou ditongo, e também de ter a explicação sobre a classificação.
Desde já, agradeço.
Gostaria de saber se na frase seguinte podia usar a palavra vazo ou se teria de ser vazio?
"Além disso, para quem tem mesmo dificuldades em pagar a propina máxima, em princípio também é um ónus demasiado pesado a mínima, pelo que o problema se torna vazo de conteúdo!"
Como se classifica morfologicamente a palavra "quanto" na seguinte frase:
«Quanto custou aquele livro que a Maria comprou na tua loja?»
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações