Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Florinda Almeida Beja, Portugal 13K

Como se diz, na leitura de números, por exemplo: 9 999 999. 9 unidades de milhão ou 9 unidades de milhões?

Luís Costa Portugal 7K

Será esta designação um tipo de tecido? Qual a forma correcta de dizer? Será baiela ou vaiela?

Ana Maria Caldeira Professora Portugal 44K

A professora da minha filha, que frequenta o 1.º ano do 1.º ciclo, comentou comigo que tinha tido dúvidas na divisão silábica da palavra 'teia'. 'eia', defendia ela, é ditongo (tritongo talvez?) e não se deveria separar. Eu teria separado, segundo os meus latos conhecimentos na matéria, intactos desde a Primária, por mais nenhum estabelecimento de ensino me ter ensinado mais nada nesse domínio e, ano após ano, do 5.º ao 9.º, me entreterem sucessivamente com as funções da linguagem... Depois veio a literatura e nada mais de gramática, cuja atenção dos programas é claramente insuficiente. Eu até tive 19 valores no 11.º ano e venho aqui pôr estas questões! Bom, a sua dúvida não tinha a ver com translineação mas com separação silábica, que são coisas diferentes; o que já aprendi (recordei?) hoje na consulta ao vosso sítio. Mas as dúvidas dobraram. Então 'ri o' separa-se, como li numa resposta vossa e 'his-tó-ria' mantém numa só sílaba 'ria'? Pareceu-me que há uma divisão tradicional e uma mais actualizada...? E 'teia', 'cheia', 'meia', 'aia', 'ia', quantas sílabas têm? Peço muita desculpa pela minha ignorância, mas não pertenço a este domínio. Muito obrigada.

Daniel Ramos Theodoro Estudante Brasil 8K

Uma vez, um professor me disse que o som do segundo "s" da palavra "subsídio" tinha o som de "ç" porque "não era um s entre duas vogais para ter o som de z". Bom, o "s" das palavras "obséquio", "transação" e "trânsito" também não está entre duas vogais e tem o som de "z" (pelo menos no Brasil). Enfim, qual é o som do segundo "s" de "subsídio"? (No Brasil, é comum ouvir a pronúncia /subzídio/)

Cláudia Henriques Lisboa, Portugal 33K

Diz-se doador de sangue ou dador de sangue?

Há uns tempos decorreu a Conferência em Madrid para angariar fundos para a reconstrução do Iraque e surgiu a dúvida: Conferência dos Doadores ou dos Dadores?

Paulo Barros Portugal 2K

Existe alguma palavra portuguesa para o vulgar sistema de aquecimento nos automóveis a que é habitual chamar chauffage?

Ney de C. Mesquita Sobrinho Vendedor Brasil 12K

Há uma espécie de felino, cujo nome é chita ou xita. Como podeis ver, tenho dúvida sobre a correta grafia do vocábulo que designa esse tipo de animal. Não sei se o fonema x inicial é grafado com o dígrafo ch ou com a letra x mesmo. Podeis vós esclarecer-me?

Gostaria de saber se a grafia que por vós ser-me-á apontada como correta é adotada tanto no Brasil como em Portugal. Digo isso porque há palavras do nosso idioma que têm uma grafia aqui na América do Sul e outra aí na Europa.

Também ficar-vos-ia grato se me informásseis da etimologia do vocábulo em epígrafe e se o mesmo deveras é sinônimo de guepardo.

Parabéns a vós todos do Ciberdúvidas pelo espetáculo de conhecimento, cultura, competência e capacidade, que vindes mantendo em cartaz, a cada dia, na Internet.

Muitíssimo obrigado.

José Arimatea Costa Brasil 16K

Qual é a forma correta: «O rapaz foi de pé para casa» ou «O rapaz foi a pé para casa»?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Brasil 9K

O substantivo esmero deve ser pronunciado como "êsméro", "êsmêro" ou "ésméro"? Suspeito que a primeira pronúncia seja a correta, porém, tenho dúvida, dúvida que me persegue já faz um bom tempo.

Quanto ao verbo esmerar, creio que os seus dois fonemas devem ter timbre fechado. Equivoco-me?

Também gostaria de ser esclarecido se as duas palavras em apreço são pronunciadas de forma diferente pelos brasileiros e pelos portugueses.

Aproveito o ensejo para desejar um feliz Natal e um próspero ano novo para toda a valorosa, sábia e prestativa equipa do nosso estimado Ciberdúvidas. Neste ano, vocês brilharam mais do que o Sol, façam o mesmo no ano porvindouro de 2.004.

Um abraço do Amigo e admirador,

António Abrantes Portugal 3K

Calai-vos ou calem-se?