Gostaria de saber quando uma palavra é escrita com j ou com g. Por exemplo: «Viagem» ou «viajem»?
Desde já agradeço o esclarecimento anterior sobre o termo politereftalato de etileno. Por se tratar de um termo muito técnico, depois de obter a vossa resposta tentei consultar técnicos especializados nesta área e através de uma pessoa que já tenho contactado outras vezes sempre que os termos de química se afiguram mais complexos, foi então possível contactar um engenheiro especializado em polímeros. Segundo este especialista o PET deve mesmo escrever-se por extenso como poli(tereftalato de etileno). Ou seja, em virtude de o politereftalato existir e de o prefixo poli aí dizer respeito só ao tereftalato, houve a necessidade de se criar uma nomenclatura diferente quando um prefixo (neste caso poli) se refere a um monómero composto por mais do que uma palavra. Daí se dever escrever poli(+ monómero), forma consagrada entre os especialistas.
Por ter a vossa ajuda como preciosa, pensei então passar-vos esta informação.
Gostaria de saber se em português se deve dizer "thesaurus" ou "tesauro".
Obrigada.
Trabalho no Ministério da Saúde do Governo do Brasil, exatamente na parte de revisão e editoração de publicações. Um revisor perguntou-me se era certo escrever socioumanitário.
É já com alguma frequência que verifico a utilização deste vocábulo em contextos informáticos, quando se pretende referir a possibilidade de partilha de informação independentemente do software utilizado. Todavia, em nenhum dos dicionários consultados consigo obter um significado exacto porque se trata de uma palavra desconhecida nos mesmos. Gostaria de ser informado se se trata de um neologismo ou simplesmente é um vocábulo inexistente no léxico português?
Na frase: «Que susto aquilo! Uma pessoa até fica assustada com isto.»
A palavra "assustada" fica sempre no feminino independentemente se é homem ou mulher quem diz a frase? Pode-se dizer «Uma pessoa até fica assustado com isto.»
Obrigado.
Feijão verde ou feijão-verde?
Como escrever o nome desta leguminosa? Porquê?
Grata pela atenção.
O que é que quer dizer «Eu sou o dono de mim e dos Algarves»? É uma expressão portuguesa muito comum?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações