Surgiu-me uma dúvida relativamente à utilização de um termo que exprima a ideia de impactes provocados pelo Homem. Tinha a ideia que se poderia utilizar uma das seguintes expressões: «impactes antrópicos» ou «impactes antropogénicos», mas nenhuma destas palavras existe nos dicionários que consultei. «Impactes antropológicos» também não será a expressão correcta (?), pois antropológico diz respeito à antropologia, ciência que estuda o Homem nos seus diversos aspectos. Será que a única expressão possível é “impactes provocados pelo homem”?
Gostaria de saber a relação entre eficácia/efectividade e segurança/seguridade quando aplicados a ensaios clínicos.
Agradeço o seu tempo.
«Avaliar a necessidade». Agradecia que me explicasse o sentido de «avaliar da necessidade» na frase seguinte:
«O Executivo não anunciou aumentos mas sim a intenção da elaboração de um estudo para avaliar da necessidade das actualizações salariais.»
Seria mais preferível utilizar «avaliar a necessidade» ou «avaliar da necessidade»?
Obrigado!
Gostaria de saber qual a maneira correta:
«Encontro aproxima terapias alternativas de adolescentes» ou «Encontro aproxima terapias alternativas e adolescentes»?
O Manual de Redação e Estilo do "Estado de São Paulo" esclarece que há necessidade do se para a palavra aproximar. Diz que alguém ou alguma coisa «aproxima-se de» e não «aproxima de» apenas. Mas, ao menos na edição de 1990, não esclarece a situação em que algo aproxima alguma coisa de alguém.
Portanto, devo utilizar o de ou o e?
Grata pela atenção.
Um habitante da Costa Rica é costa-riquenho ou costa-riquense?
Parusia ou Parúsia? Palavra esdrúxula ou grave?
Encontro as duas formas em dicionários diferentes e gostaria de saber qual é a mais correcta.
Qual a origem da expressão "jiga-joga" / "giga-joga"?
É com agrado que vejo finalmente ser reconhecido o mérito ao Ciberdúvidas, por parte do Ministério da Cultura.
Os meus parabéns, e que este sítio continue a prestar o excelente serviço a toda a população lusófona espalhada por todo o mundo, como tem sido prestado até ao momento!
O que significa concretamente palmarés e porque não consta no dicionário?
Desde há vários anos, sempre que encontro um professor de português, tento obter resposta à pergunta «porquê escrevemos m antes de p e b?» A melhor resposta que recebi é apenas «Porque era assim em Latim». Será mesmo uma simples arbitrariedade dos gramáticos latinos?
Qual o significado da palavra "egrégios" constante no hino nacional?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações