Não encontro a palavra "sortudo" no dicionário. Será correcto usá-la?
Como se diz e escreve: bancasseguros, bancaseguros, banca-seguros?
Diz respeito à actividade de "bancassurance", comercialização de seguros pelos balcões bancários.
Em anterior questão feita por outro consulente, que pretendia saber o que indicava o “género dos países e cidades” (ou o género do nome dos países e cidades, conforme vossa correcção) a resposta acabou por ser, na minha opinião, inconclusiva. Apresentaram exemplos de nomes de países e cidades com género masculino, feminino e ainda, segundo vossa opinião, sem género.
Mais do que saber mais em relação àquilo que o anterior consulente realmente perguntava, pergunto-vos: porque dizem que se trata de nomes sem género?
Timor, Portugal, Évora ou Braga não são acompanhadas de artigo, é certo, mas dizemos “Portugal é bonito” ou “Faro está cheio de turistas”, não? Assim como diremos que “Israel diz-se pronta a discutir termos do acordo” ou que “Braga é acolhedora”.
(O interesse por esta questão surgiu aliás no título de uma peça que acabo de ver num jornal: “Israel diz-se pronto para discutir muro de separação”. Formalmente correcto ou errado?)
Obrigado.
Diz-se: «Morrer às mãos dos bárbaros» ou «morrer nas mãos dos bárbaros»?
Gostaria de saber porque é que certo tipo de armas são designadas por armas brancas e não por armas de uma qualquer outra cor.
Obrigado e parabéns por este espaço.
Por favor, gostaria de saber a função sintática de:
a) "Proveitoso" na frase «Nada era feito de proveitoso».
b) "De sua irmã" na frase: «Ela tem um quê de sua irmã».
Obrigada.
Por favor, gostaria de saber o significado da expressão “retórica”, pois obtive mais do que um significado.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Das duas frases «Ele parece o meu avô» e «Ele parece-se com o meu avô», qual é a (mais) correcta? Terão dois significados diferentes?
Agradeço desde já a resposta.
Gostaria de saber como os romanos faziam para representar frações.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações