Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Paulo Faria Reda{#c|}tor publicitário Porto, Portugal 5K

Não encontro a palavra "sortudo" no dicionário. Será correcto usá-la?

Eduardo Pombo Martins Portugal 4K

Como se diz e escreve: bancasseguros, bancaseguros, banca-seguros?

Diz respeito à actividade de "bancassurance", comercialização de seguros pelos balcões bancários.

Paula Cravo Técnica de telecomunicações Aveiro, Portugal 2K
Gostaria de esclarecer os Srs. A. Tavares Louro e Evandro Cartaxo que a palavra “rechamada” é usada frequentemente na área das telecomunicações em Portugal. A situação descrita pelo Sr. Evandro Cartaxo pode surgir nos manuais de funcionalidades/facilidades de centrais telefónicas como “rechamada automática sobre telefone ocupado”. Por outras palavras e exemplificando: se eu efectuar uma chamada para alguém que tenha o telefone ocupado, posso activar a rechamada automática que me avisará, por um toque telefónico, logo que esse alguém desligar a chamada em curso. Assim que eu levantar o meu auscultador, a central telefónica automaticamente fará tocar o telefone que esteve ocupado. Isto é diferente do que o Sr. A. Tavares Louro propõe, uma vez que não se trata de busca ou pesquisa, mas de uma repetição atempada da chamada. Saliento apenas que o referido manual de facilidades das centrais telefónicas é distribuido aos normais utilizadores de aparelhos telefónicos, sendo que estes, normalmente, não são técnicos de telecomunicações. Espero que o termo seja esclarecedor da funcionalidade/facilidade descrita.
Vítor Junqueira Economista Lisboa, Portugal 36K

Em anterior questão feita por outro consulente, que pretendia saber o que indicava o “género dos países e cidades” (ou o género do nome dos países e cidades, conforme vossa correcção) a resposta acabou por ser, na minha opinião, inconclusiva. Apresentaram exemplos de nomes de países e cidades com género masculino, feminino e ainda, segundo vossa opinião, sem género.

Mais do que saber mais em relação àquilo que o anterior consulente realmente perguntava, pergunto-vos: porque dizem que se trata de nomes sem género?

Timor, Portugal, Évora ou Braga não são acompanhadas de artigo, é certo, mas dizemos “Portugal é bonito” ou “Faro está cheio de turistas”, não? Assim como diremos que “Israel diz-se pronta a discutir termos do acordo” ou que “Braga é acolhedora”.

(O interesse por esta questão surgiu aliás no título de uma peça que acabo de ver num jornal: “Israel diz-se pronto para discutir muro de separação”. Formalmente correcto ou errado?)

Obrigado.

Ana Florido Espanha 5K

Diz-se: «Morrer às mãos dos bárbaros» ou «morrer nas mãos dos bárbaros»?

Andreína Margarida Portugal 7K

Gostaria de saber porque é que certo tipo de armas são designadas por armas brancas e não por armas de uma qualquer outra cor.
Obrigado e parabéns por este espaço.

Patrícia Damasco Denículi Brasil 5K

Por favor, gostaria de saber a função sintática de:
a) "Proveitoso" na frase «Nada era feito de proveitoso».
b) "De sua irmã" na frase: «Ela tem um quê de sua irmã».
Obrigada.

Rui Santos Portugal 7K

Por favor, gostaria de saber o significado da expressão “retórica”, pois obtive mais do que um significado.
Desde já agradeço a atenção dispensada.

Ana Carvalho Secretária Lisboa, Portugal 5K

Das duas frases «Ele parece o meu avô» e «Ele parece-se com o meu avô», qual é a (mais) correcta? Terão dois significados diferentes?

Agradeço desde já a resposta.

Leonardo da F. Martins Brasil 5K

Gostaria de saber como os romanos faziam para representar frações.