Sobre este tema existem diversos tratados e, por isso, não é possível numa pequena mensagem explicar o que é a retórica. Oxalá esta pequena pergunta seja o despertar para este assunto.
A retórica é fundamentalmente a arte de bem falar.
Os Gregos e os Romanos preocupavam-se com a forma do discurso que usavam nas assembleias, nos tribunais e nos actos públicos.
As regras da arte de bem falar aplicaram-se também à escrita. Durante a Idade Média, o clero manteve a preocupação com a oratória, mas foi o Renascimento que recuperou os textos clássicos e revalorizou a Retórica.
No período barroco, o Padre António Vieira e o Padre Manuel Bernardes escreveram textos que são exemplos vivos da técnica retórica.
Os escritores do Romantismo, que valorizaram a expressão das emoções e dos sentimentos, foram-se desinteressando da forma do discurso.
Embora a retórica tenha perdido o seu prestígio, todos gostamos de sentir a beleza daquilo que ouvimos, dizemos, lemos e escrevemos.
O estudo dos princípios retóricos e a leitura dos textos dos escritores que os utilizaram com maestria poderão ajudar-nos a melhorar a nossa maneira de falar ou de escrever.