Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Hugo Bom Portugal 7K

Qual é o significado e a classificação morfológica de "atento" (= considerado?) no contexto que segue?
«Embora as formas em '-língue' possam merecer a primazia, pela sua conformidade com a estrutura fonética das palavras básicas, não são de preterir as formas em '-lingue', atento o uso que se lhes há dado e o registo que, por isso, já lhes tem cabido em obras lexicais.» (Rebelo Gonçalves, «Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa», página 198, nota 4.)
Muito obrigado!

P.S. – 1) Ficar-lhes-ia muito grato se, na vossa resposta, indicassem o(s) dicionário(s) que averba(m) a acepção do vocábulo em epígrafe. 2) Como poderão ter verificado, escrevi página, e não pág. ou p., por desconhecer a abreviatura consagrada para nota. Poder-me-iam também esclarecer sobre este pormenor?

Pedro E. Santo Portugal 7K

A capital do Sri Lanka é Colombo ou Columbo?

H. Alves Portugal 2K

Vi numa placa a indicação "Largo do Passo do Biu" referenciando o nome de um largo na cidade da Guarda. Julguei que seria Paço até porque existe um paço no local. Qual é então a palavra correcta?

Obrigada.

Brígida Trindade Portugal 6K

Como classificar o predicado em estruturas do tipo «O João está a estudar» e «A rã está a brincar»? Trata-se de frases simples cujos verbos principais são «estudar» e «brincar» respectivamente, e «está a» é um auxiliar aspectual, certo?

Ana Matos Tradutora Portugal 6K

“Rating”, no contexto apresentado, traduz-se por «notação», sendo normalmente usada a expressão «agência de notação financeira».

Luzia Almeida Portugal 10K

Podem dizer-me qual a origem da expressão «à papo-seco»?
Obrigada.
Bom ano.

Nuno Chaves Portugal 69K

Embora tenha a ideia genérica do significado da palavra talassocracia e dos Estados talassocráticos, agradecia se me pudessem explanar um pouco este conceito, bem como indicar leituras complementares.
Obrigado.

João D. M. Moutinho Bancário aposentado Rio de Janeiro, Brasil 1K

Qual deveria ser a designação do profissional de nível superior com formação em engenharia e especialização em eletricidade? Não creio que seja apropriado se chamar o dito profissional de "... Elétrico", pois, afinal, ele não é "energizado", não é mesmo?

Tiago Gonçalves Estudante Portugal 14K

Sou estudante e tenho assistido com alguma confusão ao uso aparentemente arbitrário da função matemática seno, representada por "sin" ou "sen" em termos de linguagem matemática. Acontece que mesmo entre o mesmo docente é vulgar usar "sin" ou "sen" conforme a vontade do momento. A mim parece-me que a forma "sen" será, em Portugal, a mais correcta, no entanto posso apresentar desde já algumas achegas a esta grafia:
1. Diz-se de uma função seno que é sinusoidal;
2. A universalidade deverá ser um dos pontos chaves desta ciência e, por isso, "sin" poderá ser preferível.
Qual é, então, a forma a adoptar? Obrigado pela atenção.

Marivaldo Oliveira Brasil 7K

Se os adjetivos derivados de topônimos são chamados de “adjetivos pátrios”, aqueles derivados de antropônimos recebem alguma denominação especial? Na sua formação, há alguma regra para criá-los? Quais os sufixos mais usados na sua formação? Quais seriam os respectivos adjetivos derivados de Carlos, Valmir, Zacarias, Claudionor, Luiz, Wanderley, Marlene e Osvaldo?