Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Manuela Cunha Professora Porto 6K

Gostaria que me dissessem se as duas designações em título se equivalem ou se representam perspectivas diferentes de classificação.

Marcos Andrade Funcionário público Luziânia, Brasil 7K

Uma bateria de berimbaus (capoeira) chama-se berimbalada ou berimbauada, já que o plural dessa palavra é berimbaus? Ajudem-me por favor. Obrigado!

António Gonçalves Portugal 80K

Qual a origem da expressão «vai de vento em popa», quando se pretende transmitir que está tudo bem?
Obrigado.

Etelvina Ferreira Portugal 4K

No ensino surge, frequentemente, a dúvida sobre a utilização adequada do termo Avaliação Diagnóstica. Há sempre quem utilize Avaliação Diagnóstica e Avaliação Diagnóstico. Gostaria que me esclarecessem qual é a expressão mais correcta.

 

N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.

Carlos Ferreira Funchal, Madeira, Portugal 17K

Embora seja utilizado o termo exfluxo, não consigo encontrar a sua definição num dicionário de português.

Eduarda Mendes Bancária Portugal 6K

Quando se envia correspondência para uma Inspecção-geral, a palavra "geral" deve ser escrita com maiúscula ou não?

 

N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.

Gomes Brasil 7K

Qual o uso correcto? «Ermenegildo não virá hoje, haja visto (ou haja vista) encontrar-se no estrangeiro.»

Lurdes Magalhães Portugal 12K

Gostaria de saber se os empregados dos postos de abastecimento de combustível se podem chamar gasolineiros. Obrigada.

Sylvia Martins Portugal 5K

Gostaria de saber o verdadeiro significado desta palavra. Será que vem do inglês "to co-opt"?

Cláudia Louro Portugal 6K

Num artigo brasileiro li a expressão «dias enforcados». Como não era uma frase, mas uma variável de uma equação, não consegui perceber do que se tratava. Se me pudessem esclarecer, agradecia!