Adjunto adnominal e modificador adjectival
Gostaria que me dissessem se as duas designações em título se equivalem ou se representam perspectivas diferentes de classificação.
Gostaria que me dissessem se as duas designações em título se equivalem ou se representam perspectivas diferentes de classificação.
Acerca do adjunto adnominal, Cunha e Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo dizem:
«1. Precedido de preposição, pode o substantivo formar uma locução adjectiva, que funciona como adjunto adnominal. Assim: uma vontade de ferro [ = férrea] um menino às direitas [ = correcto] […]
2. Em função de adjunto adnominal, pode o substantivo referir-se directamente a outro substantivo. […]: um riso canalha uma recepção monstro» p. 202/203
Sobre o mesmo tema, Bechara, na sua Moderna Gramática Portuguesa, considera que o adjunto adnominal pode ser de tipo substantivo + adjectivo, podendo este último ser:
«a) um adjetivo [à esquerda ou à direita do nome]: belos dias em cidades agradáveis b) um grupo preposicionado equivalente a adjetivo, que pode ou não ter um correspondente signo léxico na língua […] homem de coragem (corajoso) pão com manteiga (amanteigado) copo com defeito (defeituoso) [a] casa de Pedro cama de solteiro c) uma oração relativa transposta à função adjetiva: O homem que tem coragem. A casa que Pedro possui» p. 451
Por sua vez, acerca do modificador adjectival, um dos modificadores do nome, diz a base de dados que define os conceitos da nova terminologia linguística:
«Constituinte adjectival que não é seleccionado pelo núcleo do grupo que modifica e que, portanto, desempenha uma função sintáctica adjunta ou circunstante. Os modificadores adjectivais podem ser modificadores do nome apositivos [eu aprendi a chamar-lhe explicativos] (i) ou restritivos (ii) […]: (i) As flores, frescas e coloridas, alegravam os jardins [ = a “porque frescas e coloridas”, ou “visto serem frescas e coloridas”] (ii) Flores frescas e coloridas são difíceis de encontrar no Inverno.
Pelas várias definições, o conceito de adjunto adnominal é assim mais vasto do que o de modificador adjectival, englobando os dois itens em que se subdivide o modificador do nome, ou seja, modificador do nome restritivo [que pode ser adjectival – sendo, a meu ver, redundante face ao modificador adjectival – preposicional ou frásico] e modificador adjectival.