Qual é a grafia correta: excepcionação ou excepcionalização?
Agradecia imenso que me explicassem a diferença entre "lindo" e "bonito".
Muito obrigado.
Estou com dificuldades para diferenciar como uso a palavra obtêm/obtém.
Qual é a forma mais correta de escrever?
Em que casos se devem empregar uma ou outra destas palavras, "judiciário"/"judicial"?
Penso que:
O erro é judiciário.
A polícia é judiciária.
O tribunal é judicial.
O Centro é de Estudos judiciários.
Os funcionários são judiciais.
Há alguma regra que permita saber quando se deve utilizar "judicial" ou "judiciário"?
Grato pelo serviço que prestam à nossa língua.
V. fazem mais por ela do que cem faculdades ou institutos...
Hoje em dia, é muito vulgar, principalmente na Comunicação Social, encontrarmos frases como a seguinte: «A casa encheu com gente muito nova e o João Porto aguentou no seu posto até às 4.30 da manhã.» Será aceitável, actualmente, a evolução do verbo encher de transitivo/reflexo para intransitivo?
Gostaria muito de saber o que significa e como usar correctamente a expressão «neste diapasão».
Exemplo:
«Neste diapasão, podemos dizer que a literatura jurídica é...»
Gostaria de saber se o encavalgamento (continuação da ideia do verso no verso seguinte) é considerado uma figura de estilo. Desde já obrigado.
Oiço algumas pessoas dizerem «sou muito calorento». Outras dizem «encalorado». Tudo para designar uma pessoa muito sensível ao calor. Qual é a palavra correcta? No dicionário existe apenas calorento. Contudo, gostaria de saber se encalorado também é correcto.
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações