Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
João da Cruz Borges Neto Funcionário público federal aposentado Pará, Brasil 7K

Por favor, falem-me sobre a pronúncia de nomes como Fernandez, Rodriguez, Dominguez etc., porque, conforme o tema, tenho a impressão de que esse privilégio não é apenas de jornalistas portugueses, mas de brasileiros também. Em Belém, Pará, onde resido, tenho escutado locutores dizerem FernanDEZ, RodriGUEZ, DominGUEZ ... «O Flamengo contratou o atacante DominGUEZ...». Aprendi que nomes assim, por terem forte coloração castelhana, devem ser pronunciados como paroxítonos, que na verdade o são, sem que se considere a presença do Z. Como chamariam então a Gabriel García Márquez? MarQÛES?

Mafalda Centeno Moura Portugal 3K

A palavra "escarificação", incisões feitas na pele com objecto cortante, prática de algumas tribos africanas, não consta do Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, mas vem em algumas enciclopédias, como, por exemplo, a editada pelo "Público" no ano passado e no Dicionário Houaiss. São menções suficientes/credíveis? Existe a palavra em português, ou não? Agradeço, desde já, a vossa atenção.

 

N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.

Cristina Freitas Portugal 14K

Qual é o termo correcto: pré-fabricado ou prefabricado, nomeadamente no sentido de «betão prefabricado».

Luís Silva Portugal 8K

Está correcto, quando nos referimos ao resultado de um referendo, dizer que os "nãos" ganharam com maioria? Ou deveremos empregar, como forma correcta, os "não" ganharam com maioria absoluta?

 

N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.

Raquel Dang Estudante Lisboa 9K

É correcto escrever as seguintes cores no plural, quando desempenham a função de adjectivo?

«madeixas violetas»
«meias cremes»
«flores púrpuras»
«tons pastéis»

Luís Costa Portugal 5K

Em que contexto se utiliza o verbo desnecessitar?

Manuel Pinho Portugal 9K

Li com atenção a observação e a resposta Como pode o Ciberdúvidas defender a utilização de «obrigada» e «obrigados?». Continuo sem resposta quanto à afirmação no Ciberdúvidas de F. V. Peixoto da Fonseca em 23/01/2004: «Falta desde já acrescentar que mesmo uma senhora pode dizer obrigado, dado que o vocábulo também já se encontra registado como interjeição, invariável portanto neste caso.»

Aguardando notícias

José M. G. N. Reformado Custóias, Portugal 3K

«Delir tem outra origem, o latim diluere» Equívoco de F. V. Peixoto da Fonseca? Todos os dicionários que consultei não deixam margem para dúvidas: «delir v. tr. do latim delere» No exemplo dado por L. Fraser Monteiro, "delido" é Particípio Passado de "delir", o que também nada liga a "diluere" . Outra palavra correntemente usada é "indelével" (latim in + delebilis = que não pode ser delido).

Delfina Sá-Soares Professora universitária Braga, Portugal 7K

Gostava de contar com a vossa ajuda para o esclarecimento de um conjunto de dúvidas referente à utilização de listas não numeradas em documentos. Para tal considerem, por favor, o seguinte extracto do documento: «Alguns aspectos motivaram, na altura, a ascensão do conceito de reforma do sector público, concretamente: . A crise vivida no sector – durante a década de 70 assistiu-se a um crescente reconhecimento da existência de problemas, nalguns países considerada mesmo situação de crise, no funcionamento do sector público, gerando-se a percepção de que algo deveria ser feito para ultrapassar essa crise; . O poder e a vontade política – associado, por um lado, ao reconhecimento da existência de uma crise e à necessidade de fazer algo para a ultrapassar, e por outro lado, à existência de novas ideias que sustentam o facto de que algo pode realmente ser feito, desenvolveu-se uma crescente vontade política para conduzir essa reforma, traduzida por uma postura de que a reforma seria efectivamente realizada.» Considerando o exemplo apresentado, gostaria de saber os vossos conselhos relativamente ao seguinte: 1) A utilização de listas não numeradas é correcta e aceitável ou, pelo contrário, não constitui uma forma de escrita adequada? 2) Podem ser utilizados como elementos indicadores de cada novo item da lista símbolos ("bullets" em inglês) tais como pontos, quadrados, setas ou outros elementos desse tipo (no exemplo apresentado foram utilizados pequenos pontos)? 3) É possível utilizar o travessão do modo apresentado no exemplo ou deveria utilizar outro elemento separador entre a ideia principal de cada item e a sua explicação? 4) Depois do travessão que aparece em cada um dos pontos a palavra deve ser escrita em minúscula (conforme se apresenta no extracto de texto, com as palavras "durante" e "associado") ou em maiúscula? Agradeço desde já a ajuda que me possam disponibilizar.

Gisabel Delgado Portugal 2K

Na frase do poema de Sebastião da Gama: «ficou-me,/ dos tempos de menino/ esta alegria ingénua/ perante as coisas novas», quais são as funções sintácticas? O sujeito é «esta alegria ingénua» ou essa expressão é o complemento directo. E o «me» é complemento indirecto? Enfim, gostava mesmo para analisar toda a frase…