Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Fernando Lima Portugal 21K

Gostaria de colocar a seguinte questão: é correcto dizer «a maioria das pessoas»? Tenho a ideia de que o uso do termo «maioria» deve ser feito isoladamente. O correcto seria, assim, «a maior parte das pessoas» ou «a maioria», simplesmente, mesmo quando não se está a fazer referência a pessoas. «A maioria das vezes» soa-me muito mal, parecendo-me mais correcto dizer «a maior parte das vezes». Outro exemplo: «Muitos jovens são fumadores, mas a maioria não é» parece-me bem; «Muitos jovens são fumadores, mas a maioria deles não é» parece-me mal. Será possível esclarecerem-me?
Obrigado e parabéns pelo "site".

Carlos Garcia Fotógrafo Portugal 2K

Apesar de "flechadas" não constar dos dicionários, gostaria de saber se posso usar esta expressão, indicando o arremesso de várias flechas.

Inácio Steinhardt Israel 2K

Ficaria muito grato se pudessem fazer o favor de me esclarecerem o significado das seguintes expressões que figuram na obra do Judeu:

– «Dom e Redom, como um alho.»
– «Se alguém, quando estiveres à janela, te fizer um bicho, corresponde-lhe com outro.»
– «caso está galante».

Com os meus cumprimentos

Elaine Sene Portugal 21K

No Brasil a palavra "Senhorita" é usada como pronome de tratamento para mulheres não casadas, como senhora para as casadas. Pergunto: e em Portugal existe a palavra senhorita? Se não, como tratar as que não são casadas? E as divorciadas (senhora ou senhorita)?

Murillo Sérgio de Farias Félix Brasil 7K

Em nossa labuta diária, deparamo-nos com dúvidas atrozes e singelas, onde nossa certeza de bem usar a última flor do Lácio é diuturnamente ameaçada pela barbárie. Eis o motivo da indagação que ora lhe apresento, mediante o seguinte enunciado: O Dicionário Eletrônico Houaiss 1.0 nos diz que a expressão "evidência" tem como primeiro sentido «qualidade ou caráter de evidente, atributo do que não dá margem à dúvida» e, como terceiro sentido, «aquilo que indica, com probabilidade, a existência de (algo); indicação, indício, sinal, traço».

Assim, num texto técnico, p. ex., na frase «Nossos trabalhos nos trouxeram evidência de superfaturamento», é seguro afirmar que a palavra "evidência" pode ser substituída por "prova", ou seria mais adequado substituí-la por "indício"?

Muito obrigado!

Luís Ribeiro Prof. de Matemática Belas, Portugal 3K

Tenho encontrado, especialmente na "net", as duas versões, e há pouco tempo emendei alguém para Eratóstenes, mas disseram-me que existem as duas versões. No entanto, em cerca de cinco enciclopédias, entre elas as Britannica, e em vários livros de história da ciência encontro sempre Eratóstenes ou Eratosthenes (em inglês?). Agradecia que me esclarecessem sobre esta questão de escrita.

Bruno Cercas Portugal 12K

Qual o significado de Cárin e como se lê, /cárine/? Com Ruben há quem diga /rúbene/. Queria também saber se Cárin é nome masculino ou feminino.

Ernani Paulo Queirós Dinis Bombeiro Portugal 9K

Qual é a história do nome próprio Hernâni?

Conceição Luís Professora Brasil 7K

Preciso saber o que são Contos de Encantamento e de Fadas. Ou seja: qual a diferença entre eles, os de Fadas e Maravilhosos?

João Manuel Aristides Duarte Professor do ensino secundário Portugal 6K

Sou natural do concelho de Sabugal. Tenho lido em algumas publicações a palavra transcudano. Gostaria de saber o significado exacto desse termo e se se poderá usar a expressão «raia transcudana» para designar a faixa da zona raiana na qual o concelho de Sabugal se insere, sabendo nós que o rio Côa (Cuda) nasce no mesmo concelho.