Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Joana Andrade Estudante Portugal 20K

Gostava de saber o significado da palavra “deixis” e a sua aplicação em situação de texto.

Teresa Moreira Portugal 14K

Quais são as palavras do campo lexical de «família» e de «escrever»?

Obrigado.

Filipe Froes Portugal 27K

Em medicina, os ingleses/americanos utilizam o termo "de-escalation" para referir a redução do número de fármacos antibióticos devido à melhoria clínica do paciente. Qual é a melhor tradução para português: descalar, descalação terapêutica ou descalonamento?
Obrigado.

Daniel Ribeiro Bancário Portugal 6K

Para descrever uma situação em que há um conflito de normas devo empregar conflituosidade ou conflitualidade?

Daniel Rocha Jornalista/tradutor Elvas, Portugal 7K

Não creio que exista um termo português específico para traduzir a palavra "insight". Será errado utilizá-la correntemente num texto português (sem utilizar "" por exemplo? Já agora, quem decide o que se "pode" ou não utilizar nestes casos? Suponho que não existam normas inflexíveis.
Obrigado e parabéns pelo "site".

Iracema Collesi Brasil 47K

Recentemente escutei que a palavra homem vem de ‘humus’ (não seria de ‘homine’ – latim?) Assim pergunto se procede aquela informação.

Gonçalo Villas-Bôas Brasil 11K

Como se escreve: Montevideu, Montevidéu ou Montevideo?

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 4K

Temos continuado a receber muitas perguntas sobre a Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário, recentemente adoptada em Portugal. Apesar do esforço de adaptação, os consulentes fazem perguntas que revelam o gosto por comprender o funcionamento da Língua Portuguesa. Esta atitude diz respeito não só aos professores, mas também a muitos que nos acompanham noutros países, nomeadamente no Brasil.

 

Mas são as palavras – o seu uso, a sua formação, a sua existência – que concentram a maior atenção. Neste âmbito, a nossa herança linguística, ligada à cultura local, suscitou algumas perguntas. Por exemplo, dúvidas sobre vocábulos como garavalha, tardo e “camarinhar” lembraram mais uma vez as origens da nossa língua no Noroeste da Península Ibérica, terra de mitos e cantigas de amigo, donde se espalhou para sul e, depois, para o mundo.

 

Sobre os equívocos que a pronúncia ironicamente tece, aparece um novo texto na nossa Antologia, da autoria do jornalista e escritor José Alberto Braga, que o redigiu especialmente para o Ciberdúvidas. Recomendamos ainda o Pelourinho, esta semana a pedir mais cuidado com o plural da palavra ténis. E assim chegamos a mais um fim-de-semana.

Cidália Neto Portugal 5K

Como se deve escrever a palavra "jibóia": com j ou g? Já a vi escrita de duas formas, inclusivamente em dicionários.

Isabel Santana Portugal 4K

Como se diz/escreve: lamejinha? lambujinha? lamujinha? Isto já deu discussão e os dicionários que eu possuo não me esclarecem...
Obrigada pela atenção.