Bom ano novo!
Sou uma lingüista da Alemanha, e, trabalhando sobre o fenômeno da aproximação, surgiu-me a seguinte dúvida:
Os dicionários mencionam «espécie de» (por exemplo «uma espécie de seda») no sentido «alguma coisa parecida». A minha pergunta é: também é possível com os nomes seguintes, na língua familiar?
«uma sorte de seda»
«um tipo de seda»
«um gênero de seda»
«uma classe de seda»
«uma forma de seda/uma forma de tristeza»
Um dos meus filhos colocou-me a questão da possibilidade de dizer "expandível" (adjectivo verbal saído directamente do verbo expandir) em vez de "expansível" e... deixou-me, de facto, na dúvida, pois jamais me ocorrera essa possibilidade. Contudo, e se recuarmos aos estudos de linguística, não me pareceu de todo disparatada a questão, pois o "sistema" linguístico português permite a formação de imensas palavras, ainda que não contempladas nos dicionários, como é o caso vertente. Existe, por exemplo, "distinto" e "distinguível", com significado idêntico.
Muito grato pela V. disponibilidade e parabéns por este sítio da Internet!
Queiram ter a bondade de me informar como se deve escrever o nome do bem conhecido rio inglês: "Tamisa" ou "Tâmisa".
Muito obrigada.
Por que «sub-» às vezes fica separado e outras não? Ex: «su-bli-me» e «sub-li-nhar». E outra: quando vem seguido de vogal separa-se dela ou não?
Ex: «sub-a-lu-gar» e «su-bor-di-nar».
Enfim, tenho dúvidas acerca do prefixo «sub-» com «l» e com vogais.
Antes de mais, o meu muito obrigada pelo excelente trabalho.
«Viajar a trabalho/negócios»? Ou «viajar em trabalho/negócios»? Qual a formulação mais correcta e porquê?
Porque é que a palavra "anomalia" não tem “r” quando "normal", "anormal", "anormalidade" têm?
Gostaria que me esclarecessem quanto à pronúncia da palavra «perseverança». Para além da conversão do "per" em "pre", é frequente que o "s" assuma nas bocas de muitos falantes o valor de "z". Isto é aceitável?
As expressões «a formiga macha...» e «o tigre fêmeo» podem-se aplicar?
Em tempos explicaram-me que sim, mas não encontro o resultado destas expressões.
Agora gostava de explicar aos meus amigos e familiares, pois acho interessante ninguém saber, e precisava que me ajudassem...
Obrigada.
Qual é apalavra primitiva de desfiar? Será uma palavra derivada por prefixação e sufixação partindo do princípio de que a palavra primitiva é fio?
Deve escrever-se “piaçaba” com “c” cedilhado e não com dois “ss”, porquê?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações