Ainda os gentílicos relativos a países - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Ainda os gentílicos relativos a países

Sou mestrando em Relações Internacionais e gostaria de saber qual a designação correcta dos habitantes dos seguintes países:

Eritreia
Bangladesh
Myanmar
Chade
Níger
Djibuti
Omã

Continuem com o bom trabalho!
Viva a Língua Portuguesa!

Pedro Santos Portugal 5K

Segundo Edite Estrela et alii, 2003, Saber Escrever, Saber Falar, Lisboa, D. Quixote, págs. 224-230, os gentílicos pedidos na pergunta são os seguintes:

Eritreia: eritreu/eritreia
Bangladeche: bangladechiano [1]
Mianmar (antes Birmânia): birmanês
Chade: chadiano
Níger: nigerino
Jibuti: jibutiano
Omã: omanense

São de salientar as formas já aportuguesadas de alguns países: Bangladeche (ainda que o uso do ch nesta forma seja historicamente discutível), Mianmar e Jibuti.

[1] Nota do autor (atualização em 16/4/2017) – Também Bangladexe, forma mais adequada do ponto de vista filológico (x é o grafema que geralmente corresponde ao sh usado em inglês ou transcrições internacionais). No entanto, quando se trata da forma portuguesa, a forma fixada é Bangladeche (cf. Dicionário de Gentílicos e Topónimos do Portal da Língua Portuguesa).

Carlos Rocha
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia