Qual a origem do sobrenome Barboza da Silva (obs.: Barboza com “z”)?
Na oração «encontrei amigos que não via há um bom tempo», o verbo haver é usado de forma correta? Se não, qual é a forma correta do período?
Muito gostaria da vossa ajuda para esclarecer o sentido e a origem da expressão «ao denabau». Usava-se na minha aldeia e no meu concelho (Águeda) relativamente a coisas que uma súbita, inesperada inundação fazia boiar e arrastava...
Gostaria de saber por que razão a palavra «álbum» tem acento, e «nuvem» não tem, apesar de serem ambas graves e terminarem em «m».
Obrigada.
A resposta por vós dada soube-me a pouco. Também estou tentado a acreditar que é «eu saibo» e não «eu sei» quando a 1.ª pessoa do presente do indicativo do verbo “saber” é utilizada com a ideia de sabor, mas gostaria de saber onde foram buscar essa vossa certeza (referências bibliográficas).
Obrigado.
Parabéns pelo vosso profissionalismo e pelo carinho que mostrais, em nome da Língua Portuguesa. Ao consultar um livro de exercícios do 10.º ano, Caderno de Actividades – Das Palavras aos Actos, encontrei a seguinte terminologia: «valor diatético da expressão passiva» e «valor aspectual durativo-comitativo» (pág. 22). Não tenho qualquer referência sobre o valor diatético nem sobre o valor aspectual comitativo. Agradeço desde já a vossa ajuda.
Gostava de saber se se deve dizer do pianista que acompanha o violinista na execução de uma peça musical que é “acompanhador” ou “acompanhante”.
Obrigado.
Gostaria de saber como pronunciar a palavra «multilingue».
«Sabiam não haver na equipa outro capaz de assumir o corpo a corpo com os soviéticos.»
Esclareçam-me por favor se devo ou não hifenizar a palavra "corpo a corpo".
Obrigada.
Existem termos que exprimam o oposto de «consanguíneo» e «consanguinidade»? Se sim, quais?
Obrigado pela atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações