Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Catarina Nogueira Algarve, Portugal 5K

Encontrei num decreto-lei a expressão: «possuir os requisitos habilitacionais e profissionais exigidos para o provimento na nova carreira».
A pergunta é: isto diz-se? "Habilitacional" existe?
Muito obrigada.

Sofia Marques Portugal 22K

Recorro pela primeira vez ao Ciberdúvidas, aconselhada por amigos, na esperança de obter uma resposta fidedigna à minha mais recente perplexidade.
Sou professora de Língua Portuguesa do 2.º ciclo e deparei-me com um exercício de classificação morfológica de palavras no manual adoptado para o 6.º ano, em que se incluía a palavra «Deus».
À primeira vista, parece ser um nome próprio, e essa é sempre a resposta que recebo daqueles a quem pergunto; mas há muitos argumentos para que se considere nome comum (já não falo de contextos em que a palavra aparece com minúscula, onde considero que é nome comum sem qualquer dúvida...).
Espero que a vossa resposta, finalmente, me esclareça.
Agradeço desde já a atenção dispensada.

Cleusa Braga Bancária Brasil 6K

Para evitar o estrangeirismo, qual a forma portuguesa apropriada para os termos "backtest" e "backtesting"?

Ana Alves Portugal 28K

Gostaria de saber qual será a origem da expressão «chato como a potassa».
Obrigada.

Bárbara Kelly Brasil 7K

Gostaria de saber o que significa a palavra «abaulamento».

Regina Monteiro Portugal 9K

Gostaria de saber se é aconselhável usar maiúsculas nas seguintes palavras: órgãos sociais, conselho administrativo, comissão executiva, executivo camarário. Se não é obrigatório, pergunto se é de todo errado escrevê-las com maiúscula.

Joaquim Calado Portugal 10K

Ao consultar receitas de cozinha, é vulgar aparecer a palavra "piri-piri", para designar o pimento vermelho (ou o molho obtido a partir do mesmo) muito picante usado como condimento em muitos pratos da cozinha africana, americana, portuguesa, etc. Mas, na edição de 2005 do Dicionário de Língua Portuguesa, da Porto Editora, aparece a grafia "piripiri", enquanto que no Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa, 47.ª edição (2004) da Editorial Notícia, temos "piripíri".
A minha dúvida é, pois, qual a grafia mais correcta. Se é que a há...

Carlos Carona Psicólogo Portugal 9K

Ao longo do exercício da minha profissão, e uma vez que desenvolvo investigação psicológica em diversos domínios, tenho-me deparado com uma série de vocábulos técnicos, ou usados com frequência nesse contexto, os quais, apesar de serem empregues por catedráticos e outras sumidades na matéria, nem sempre me parecem devidamente esclarecidos. Para já, gostaria de saber a resposta às seguintes questões, por favor:
– a palavra correcta é "cronicidade" ou "cronocidade"?
– deve escrever-se "maladaptativo" ou "mal-adaptativo"?
– No inglês, há uma distinção entre stress funcional (“eustress”) e stress patológico (“distress”): esta diferenciação fará também sentido na nossa língua?
– Existe uma técnica terapêutica denominada "descatastrofização" – isto existe na língua portuguesa?
Bem hajam pela vossa atenção!

Júlio Lobão Portugal 5K

Tenho notado que alguns vocábulos utilizados na zona de Braga não são conhecidos longe da região. São os casos, entre outros, de «carrachuchas» (com o significado de «cavalitas») e de «forrinhos» (com o significado de «sótão»). Gostaria de saber a origem destas palavras.
Obrigado.

Maria da Luz Pereira Marques Portugal 12K

Diz-se «zero dias» ou «zero dia»?