Ainda a grafia de Fuzeta - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Ainda a grafia de Fuzeta

Em recente deslocação à Fuzeta, reparei que na placa que indica o acesso a esta localidade é utilizada a variante "Fuseta". Contudo, na placa que assinala a entrada na localidade consta a variante "Fuzeta". Julguei por isso que a primeira placa continha um erro ortográfico, opinião corroborada pela vossa resposta de 20-6-2005. No entanto, ao visitar o "site" da Câmara Municipal de Olhão constatei que esta localidade é mencionada umas vezes como "Fuzeta" e outras como "Fuseta". Para aumentar a confusão, nas armas da junta de freguesia consta a variante "Fuseta".
Consultando o "site" do STAPE, verifica-se igualmente o uso da variante "Fuseta" para designar esta freguesia. Posto isto, pergunto: Devo manter a minha convicção inicial de só aceitar a variante "Fuzeta"?
Serão afinal as duas variantes aceitáveis? Será que as variantes "Fuzeta" e "Fuseta" representam realidades distintas, referindo-se a primeira ao nome da localidade e a segunda ao nome da freguesia?
Agradeço-vos a gentileza de uma resposta. Agradeço-vos ainda mais a excelência do vosso trabalho.

Carlos Carvalho Portugal 7K

Deve continuar a escrever como sempre se escreveu o topónimo Fuzeta, nos concelhos de Olhão e Tavira, no Algarve.
Com z, porque, como se escreveu nessa resposta anterior, se trata do diminutivo de foz (fozeta), uma vez que existia uma foz de pequenos cursos de água, na região em causa.
Segundo José Pedro Machado (in Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa), a confusão na sílaba inicial (pretónica) entre Fo- e Fu- impôs a grafia actual, tanto do topónimo como do apelido homónimo.
E é também assim que o lugar da freguesia da Santa Maria, no concelho de Tavira, e a freguesia do concelho de Olhão se encontram registadas no Novo Dicionário Corográfico de Portugal, de A. C. Amaral Frazão: Fuzeta. A grafia com s é, pois, um erro das entidades citadas.

José Mário Costa