No Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, patogénese, patogenesia e patogenia, palavras que significam «processo pelo qual uma doença evolui; génese das doenças» e «área da patologia que estuda a origem das doenças e a evolução dos agentes causadores de doença sobre o organismo». O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (versão brasileira) regista também estes termos, definindo-os de modo semelhante ao dicionário português.
Relacionados com estes nomes existem dois adjectivos, patogénico e patógeno, ambos com o significado básico de «relativo à patogenia» (ver Dicionário Houaiss).
De patogénico pode formar-se, com o sufixo -dadepatogenicidade, que tem o significado geral de «condição, estado do que é patogénico». Contudo, patogeneidade não pode ser derivada de patógeno, uma vez que (ver Dicionário Houaiss, na versão brasileira) -eidade, variante de -idade, só se associa a adjectivos terminados em -âneo contemporâneo/contemporaneidade), -éneo (homogéneo/homogeneidade), -íneo (sanguíneo/(sanguineidade), -óneo (idóneo/idoneidade). Deste modo, só patogenicidade é possível, embora se trate de palavra que não está dicionarizada ainda.
N.E. O autor escreve segundo a Norma de 1945.