Na rubrica "Ai, esta língua traiçoeira..." do jornal "24 Horas" do dia 21 de Fevereiro p. p., vem à baila a calinada «solarengo», usado para dizer «soalheiro».
Como diz a Sra. Professora Regina Rocha, é palavra infelizmente muito utilizada incorrectamente, inclusive por profissionais da comunicação social.
Mas mais grave que isso é haver um dicionário que regista os dois termos como sinónimos.
De qual se trata?
Evidentemente, do dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, qual havia de ser?
Estranhamente, muito referido por alguns colaboradores do Ciberdúvidas...
Não seria útil apontar também as calinadas deste dicionário, no "24 Horas"?
Sou tradutora e traduzo textos da área da medicina e da farmacêutica. A minha dúvida, que se vem arrastando há alguns anos, especialmente devido ao contato com médicos, é se o termo correcto da introdução de um tubo na traqueia é «intubação» ou «entubação».
Agradeço a vossa ajuda, que, aliás, me tem sido sempre muito preciosa.
Podiam-me dizer o que possa significar a palavra «charrar»?
O contexto era um documentário sobre a guerra em Moçambique, e estavam a falar de unidades militares que estavam isoladas no mato e se drogavam, bebiam e «charravam».
Muito obrigado pela resposta.
Deve escrever-se “lapiás” ou “lapiaz”? Qual a origem desta palavra?
Obrigada.
O que são orações relativas e causais começadas por «que»?
O que é a morfologia e a conjugação perifrástica?
Sou professora numa escola escola profissional do concelho de V. N. de Famalicão e suscitou-me uma dúvida ao escrever Seide, pois não sei qual a forma correcta, se é Seide ou Ceide. Gostaria que me esclarecessem, se possível.
Obrigada.
Como estamos no Carnaval (também chamado Entrudo), o Ciberdúvidas faz uma pausa e só regressa na próxima quarta-feira, dia 1 de Março.
Ficam entretanto em linha 22 novas respostas – 52 no total da semana ora finda – versando temas tão distintos como a etimologia, a terminologia lingu[ü]ística, a sintaxe ou os estrangeirismos.
Entre estas 52 novas respostas, permita-se-nos assinalar ainda a n.º 17 000 – à volta da dupla grafia da palavra maçapão/massapão.
A este propósito, lembramos que, ao longo dos seus nove anos de existência, todas as respostas e demais textos do Ciberdúvidas – mais de 20 mil ao todo – encontram-se permanentemente acessíveis, bastando o recurso ao motor de busca.
«Estás com umas ventas (ou bentas).» Qual é o significado?
A frase «Ana, emprestas-me a tua régua?» é do tipo interrogativa ou imperativa?
Se for somente pelo ponto de interrogação será interrogativa. A minha dúvida é achar que está a ser feito um pedido e não uma pergunta. Nas gramáticas já consultadas, para crianças, os sinais de pontuação referentes à frase imperativa são o ponto final e o ponto de exclamação... mas continuo com dúvidas.
Gostaria de saber qual a forma correcta de pronunciar "telemóvel".
Embora sempre tenha dito [télémóvél] (todas as vogais abertas), ultimamente tenho ouvido muito /telemóvel/ (tendo que o "o" é a única vogal aberta), como nos sugere a própria acentuação da palavra.
Felicito-os pelo excelente trabalho desenvolvido.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações