Se as vogais temáticas de verbos correspondem às vogais de suas conjugações, por que alguns tempos não apresentam a característica em questão? Por exemplo, o verbo “vender” conjugado no pretérito imperfeito do modo indicativo, apresenta após o radical a vogal "i", que não corresponde a vogal temática "e" de seu infinitivo.
“Idêntico” significa «parecido» ou «exactamente igual»?
Tal como existe a forma “proletariado” para designar os proletários, também existe “precariado” para designar os precários?
Se não, qual a palavra correcta?
Qual a forma correcta para designar, em português de Portugal, o estado brasileiro: “Bahia” ou “Baía”?
Minha pergunta essencialmente não diz respeito à língua portuguesa; no entanto, a competência da equipe de Ciberdúvidas me autoriza a fazê-la.
Como é, em latim, que se escreve o nome "Jesus"? Na Internet, há expressões e documentos nessa língua nos quais ora se vê "Iesus", ora "Iesu". Qual o correto e por que ocorre tal discrepância?
Muito obrigado.
Gostaria de saber qual é o plural da expressão “alter ego”.
Gostava de saber como é a pronúncia de Gotemburgo. Muito obrigado.
Desejo saber a definição de Páscoa e também a etimologia.
Encontrei "pesach" do hebraico: passagem.
Gostaria de saber se a palavra «determinante», enquanto substantivo, é masculina ou feminina. Na frase «os determinantes da adaptação à doença são a idade e...», por exemplo, dever-se-á utilizar «os determinantes» ou «as determinantes»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações