Gostaria de saber se a palavra «desembarcou» pode ser considerada derivada por prefixação e sufixação, ou só derivada por prefixação.
Não é aceitável a divisão de orações proposta em 3/04/06 para a frase: «Esse é o prato que gosto de comer no final da semana.»
A consulente pergunta se há três orações; o Ciberdúvidas confirma – e faz uma análise de que discordo.
Naquela frase há, apenas, duas orações – e não é aceitável qualquer outra hipótese.
«Esse é o prato» – 1.ª oração
«que gosto de comer no final da semana» – 2.ª oração
sujeito: «eu»; predicado: «gosto de comer»; complemento de objecto directo: «que»; complemento circunstancial de tempo: «no final da semana»
Quando digo «Prefeitura Municipal» estou usando um pleonasmo? É que não existem «Prefeituras Estaduais»....
Obrigada.
A expressão «um dos únicos» é legal em língua portuguesa, visto que «único» significa «somente um» e «um dos únicos» fica então contraditório?
Melhor não seria a expressão «um dos poucos»?
Qual a origem da expressão «céu azul de brigadeiro»?
Estou a fazer uma tradução de um exercício gramatical em que o aluno deve ir buscar palavras ou “phrases” a uma caixa para preencher espaços em branco. Estas “phrases” são, por ex., “the easiest trip, the least dangerous”, ou seja, não fazem sentido isoladas do (con)texto. Devo traduzir mesmo assim por «frases»? Ou «expressões»? Ou «grupos de palavras»?
Obrigada.
Tenho dúvidas sobre a existência das seguintes palavras: “desfasamento”, “desbalanceado” e “retropropagação”.
Em português de Portugal escreve-se “acupunctura”, mas em português brasileiro surge o termo “acupuntura”. É considerado correcto e aceite pela língua portuguesa?
Seria uma impropriedade falar em 'antroponomástica' para o estudo dos nomes próprios de cunha pessoal?
Gostaria de saber qual o elemento de formação de uma palavra que exprime a noção de colectivo e de característica.
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações