A expressão «Sim, senhor» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A expressão «Sim, senhor»

Li num prontuário que comprei a expressão «Sim, senhor» deve ser adaptada em função do receptor, ou seja: a uma mulher digo «sim, senhora»; a um homem, «sim, senhor»; a dois homens, «sim, senhores»; a duas mulheres, «sim, senhoras».
É de facto assim, ou também posso usar «sim, senhor», independentemente de com quem falo?
Antecipadamente, muito obrigado.

Nuno Pereira Agricultor Portugal 10K

Na avaliação da pertinência ou correcção de qualquer enunciado é sempre necessário atender ao contexto situacional e discursivo envolvente.
Assim, se o enunciado em causa for uma resposta positiva na sequência de uma ordem dada a um subordinado, o locutor diz «Sim, senhor(a)» ou «Sim, senhores(as)».
No entanto, é comum o uso de «Sim, senhor» em enunciados irónicos, e aí a expressão parece funcionar como uma expressão fixa ou lexicalizada (e não varia, portanto).

Ana Martins
Tema: Pragmática
Campos Linguísticos: Expressões idiomáticas; Concordância