DÚVIDAS

A conjugação de pôr e compor

Um aluno colocou a seguinte questão: «..se temos três conjugações, “ar”, “er” e “ir”, então a que conjugação pertencem as palavras “pôr” e “compor”?»
O docente explicou que estas não pertencem a qualquer conjugação, mas que tal facto se deve à evolução da linguagem ao longo dos tempos desde as palavras originárias ‘ponere’ e ‘componere’ as quais sofreram mutação ao longo dos tempos.

Solicito, pois que me informem se respondi acertadamente ao aluno (pois informei-o de que iria procurar melhor para melhor o esclarecer). Caso o não tenha feito solicito que me esclareçam para melhor poder ensinar.

Resposta

O verbo pôr (antigo “poer”), apesar de irregular, pertence à 2.ª conjugação. Trata-se de um verbo que apesar de ter perdido a sua vogal -e- no infinitivo impessoal e em outros tempos, ainda conserva essa vogal em algumas formas como “pus-e-ste”, “pus-e-mos”, “pus-e-ra”, “pus-e-sse”, etc. Tal como o verbo pôr, também se conjugam pelo mesmo paradigma outros verbos que deste derivam, como o verbo compor ou o verbo impor. É assim que os classificam a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Cunha e Cintra (1984), e a Gramática da Língua Portuguesa de Mateus et al. (2003).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa